01/07/2022

Se o Orkut voltasse hoje?

Lembro de quando estava scrollando o feed do Instagram e vi um movimento falando sobre a volta do Orkut. Tá, na verdade, a volta do antigo domínio. Nela, uma mensagem falando sobre algo maior. Não sei qual a ideia do criador da rede, se é a volta da rede de uma forma nostálgica ou se é algo totalmente diferente... O fato é: em partes me animei e por outro nem tanto.


Minha relação com as redes sociais, num geral, é assim: vício, uma leve esfriada, cansaço e, no fim, deletar. Por incrível que pareça, foi o que ocorreu na época que tive Orkut. Tudo tem fases e ciclos e foi o que aconteceu. Não me levem a mal... Eu amo a época que passei por lá e foi uma época muito boa, diga-se de passagem e poderia fazer milhares de texto sobre o mesmo. Porém, a minha relação com as redes sociais foi de "diversão" para algo como "obrigação social" de uns tempos pra cá, além de anseio por mais conteúdo. Não sei se pelo contexto que, no auge da minha adolescência, tudo era uma diversão. Comecei editando minhas imagens por lá, pegando dicas de design aqui e acolá, cheguei até a moderar comunidades de edição de imagem... De fato, era muito participativa nessas coisas. Voltava da escola e isso era meu hobby. Tinha gente da minha sala que não entendia como eu me entrosava com gente que não conhecia (pensando bem, eu tinha bastante ingenuidade mas grazadeus nada de ruim me ocorreu), como que aprendi a editar fotos e pegar fontes diferentonas. E isso é apenas o resumo do resumo das boas lembranças que tive por lá!

O fato é: pela nostalgia, eu voltaria a ter uma conta com certeza. Por outro, não usaria da forma como antes. Sei que o sentimento de rever algo que gostávamos é bom e acalenta nosso coração, mas muita coisa ao redor e nossa forma de consumir conteúdo mudou. Uma boa adaptada e repaginada seria uma ideia fantástica, mas não sei o que o Sr. Orkut tem em mente e espero, de verdade que, qualquer que seja seu novo projeto, quero ver no que vai dar. Já tive muitas contas em redes sociais diversas e ter mais um, sabendo o que gosto e o que não gosto (pois temos dessas, né?), provavelmente eu consiga ter uma relação mais saudável com a rede mundial de computadores (e celulares). Nostalgia é bom até certo ponto, pois depois a gente entra naquele looping de "nosso tempo era melhor" e percebo que isso não é saudável (provavelmente em outra época eu teria achado bem normal e hoje não tenho mais essa percepção).

Vejamos o que o futuro nos espera.

Um comentário

  1. Eita Moh, que coincidência! Estava pensando exatamente mesma coisa que vc esses dias hahahaha Afinal que saudades da época do orkut, eu tbm me divertia muito postando, e escrevendo os depoimentos para pessoas queridas hahaha E realmente se mesmo conseguindo voltar a ter conta no orkut nossa percepção vai ser totalmente diferente daquela época.

    Kiss
    Tsuki no Shita

    ResponderExcluir