
Olá seres deste e de outros universos! Tudo bem bom? Comigo tudo de boa.
Um recado antes: ainda não retribui nenhum comentário das postagens anteriores, mas não se preocupem que não é nada pessoal. Vocês vão receber respostas ♥
Hoje vim compartilhar com vocês uma postagem que acabei vendo por aí, nessas redes sociais, bem aleatoriamente. Me senti no ônibus quando começo a escutar conversa alheia e participando mentalmente, dando meus pitacos. Enfim! Basicamente a pessoa dizia (não exatamente com estas palavras):
"Que saudades que tenho de ler blogs. Eram informativos.
Atualmente se resume ao YouTube ou até mesmo o Instagram e não acho tão dinâmico!"
Se a pessoa é dinossaura da internet como esta pessoa que vos escreve *cof cof cof* ou uma jovem anos 2010 que tá saturada, eu não faço a menor ideia. Porém... Calma? Eu tenho um blog. Blogs ainda existem. Blogs estão por aí. Tenho amigos e colegas que tem. Ainda existe plataformas como Wordpress, Blogger e até mesmo o Tumblr. Como assim a pessoa diz ter "saudade" de ler? Isso pode abranger tanta coisa. Não sei qual perfil dela, quais eram seus hábitos, quanto tempo ela disponha de ler uma postagem grande ou bastante completa e recheada de fotos ou imagens.
De forma alguma estou reclamando, problematizando ou ficando indignada, e sim, me questionando se nossos hábitos na internet mudaram tanto assim. Será que a pessoa apenas não mudou a forma como consome o conteúdo da internet e, principalmente, dos atuais influenciadores ou de fuçar perfis aleatórios? Se bem que tem também o lado que: fora as pessoas que convivo, que sei que tem blog pessoal ou que escreve sobre determinado assunto ou tema, ninguém mais tem. Se tinha, era na adolescência ou abandonou depois de um tempo (tens uns blogs que sigo que não tem atualizações há 84 anos), pois querendo ou não: fazer um post completo, editar foto, corrigir, caçar uns gif (isso se ainda usam), ver se tá tudo OK... Realmente dá muito trabalho e muita gente já não tem mais esse tempo e tem outras prioridades. Quando tem, quase ninguém lê mesmo quando se divulga.
O grande fato é: me senti em uma espécie de "Clube da Luta da Blogosfera" ou numa "Sociedade Secreta das Blogueiras Old-School" que ainda mantêm um blog bem oldzão na ativa... Aliás, gosto da ideia! AHUEAHUEHAUEHAU
Uma das questões que não faço mais questão de divulgar que tenho um blog (pessoal) também se dá a essa nova forma de consumir conteúdo. Percebo que as pessoas não querem ler mais postagens com muita coisa: ou é direto, simples, numa plataforma mais atual, só dá uma espiada e sai. Não é um Facebook que você pode colocar uma reação, um like, simplesmente e fica por isso. Nem sempre rola aquela interação como antes. De ir de blog em blog retribuir um comentário ou apenas fazer uma visita ou até salvar nos "favoritos" do navegador ou fazer uma página com vários buttons. Realmente as coisas mudaram, as coisas parecem ser mais ágeis e dinâmicas. Isso não é de todo ruim, mas é algo que não sentirei falta tanto quanto manter um blog organizado, com atualizações e por aí vai.

Aproveito a deixa e coloco aqui alguns dos meus posts falando sobre blogs em si (que é condizente com o tema dessa postagem) pra complementar:

A postagem não tem nenhum caráter informativo, só um fato que achei por aí nas minhas andanças por aí com os jovens interneteiros que achei engraçado comentar! *falando como se fosse muito velha*
Estou curiosa pra saber quais serão nossos próximos passos na rede mundial de computadores.
É isso meu povo.
Um beijo e um pão de queijo à vocês!
Olá, senti-me na obrigação de "participar" na conversa! Acredito que os hábitos das pessoas mudaram mesmo muito com a internet e o avanço das redes sociais. A maioria dos blogues foram abandonados, os que resistem ou tomaram proporções enormes ou praticamente não tem audiência. Atualmente na vida real não conheço ninguém que mantenha um blogue, ao contrário do que acontecia há vários anos atrás, onde quase toda a gente possuia um e era bastante divertido. A internet mudou muito, tal como os nossos costumes. As pessoas tem vindo a desenvolver hábitos cada vez mais preguiçosos. É claramente mais fácil chegar a um perfil e ver fotografias ou vídeos curtos enquanto deixamos likes do que perder tempo a ler conteúdo ou deixar comentários elaborados - para além de preguiçosos, estamos também cada vez mais impacientes. Se a informação que procuramos não nos for fornecida de forma imediata e direta, ficamos insatisfeitos com o resultado e procuramos uma fonte de conhecimento ainda mais sintetizada do que a anterior. Todos estes fatores contribuem também para a expansão das fake news, sendo que hoje em dia são raras as pessoas que têm a capacidade de confirmar a origem e veracidade da informação - se virem um titulo atrativo, frases de simples compreensão e diretas, assumimos que provavelmente é verdade, o que me leva a pensar que somos uma sociedade que infelizmente, mais uma vez ao longo da história, está a ser lentamente programada a largar o espirito critico e busca pela sabedoria, contrariamente ao rumo que se esperava com um mundo tecnologico onde temos novas notícias em direto todos os segundos, bem como enormes poços de conhecimento de forma livre e acessível a qualquer um que possua internet e dispositivos com acesso a tal. Confesso que é um assunto que me preocupa seriamente... Hoje em dia, a maioria de nós têm acesso a praticamente tudo à distância de um clique, e ainda assim preferimos ser ignorantes.
ResponderExcluirDei uma grande volta, maior do que a esperada em redor a este assunto. Divaguei bastante, tudo para dizer apenas que as tecnologias mudaram e como tal mudou-se uma sociedade quase por inteiro - numa conversa que eu nem sequer presenciei.
Beijinhos, Ani! ♥
Oi Onee ♥
ResponderExcluirCara, eu não vou mentir, fico um pouco triste em ver que os blogs meio que deram uma decaída brusca depois de alguns anos, pois nos anos 2000 e no início da década era absurdamente comum os jovens disporem do seu tempo para escreverem tudo o que lhes viessem a cabeça da forma que achavam melhor, seja no tumblr ou nas demais plataformas. Era divertido encontrar aleatoriamente um blog de alguém que tivesse as mesmas visões ou problemas que você, e interagir (anonimamente ou não) pelos comentários... sinto falta disso, de verdade.
Hoje, é tudo muito rápido, as pessoas se expressam através de mensagens curtas e diretas nas redes sociais, evitando se empolgar demais e acabar não atraindo mais curtidores ou seguidores. Tem também a ascenção gigantesca do YouTube que facilitou e MUITO na forma como as pessoas se expressam, dando mais coragem e desenvoltura em público. Trouxe benefícios, sim, mas também trouxe a imagem de uma vida perfeita, que só existe através da tela de um computador.
Sei que é provável que futuramente os blogs realmente deixem de existir por completo, ou vão se resumir em uma rede social como o Twitter, que disponibiliza alguns caracteres para se expressar de maneira fácil e rápida. Assim como você, eu também sou dinossaura da internet, e sei o quanto é bom ler textos bem elaborados e pensados exclusivamente pra expressar tudo aquilo que a pessoa dificilmente falaria pra outra.
Os tempos são outros, é triste, mas a gente se adapta, não é?
Um beijo e um pão de queijo :*
Oiie Moh,
ResponderExcluirEngraçado, eu não tinha amigos com blogs. Eu sempre escondi os meus blogs deles, mas já faz um ou dois anos que não escondo mais. Não saio falando que tenho um, mas se perguntarem eu falo. Então não sei bem como é essa parte.
Esse ano faz nove anos que decide criar uma conta no blogger e começar a falar bobagens, e deve ser por isso que ninguém liga muito pro meu canto kkk Mas ok, nunca tive a pretensão de ser uma famosinha do blog. Quando comecei, achei que ia amar postar, mas minha pira foi aprender os tutorias de html e css. Saudades desse blogs. Hoje em dia eu me perco muito.
Muita coisa mudou, principalmente depois dos vlogs. Eu senti que as pessoas começaram a ficar com preguiça de ler, minha opinião. Não sei. As coisas parecem que tem que ser mais rápidas e objetivas, ninguém quer perder um tempo fazendo algo. (acho que falei besteira, desculpa, estou com sono). Eu espero que as pessoas voltem um dia para os blogs. Eu também sigo alguns que parece que morreu, a pessoa nunca mais voltou. Eu quando abandonei o meu blog no ano passado, me senti meio mal, mas como eu estava curtinho o primeiro ano de vida da minha filha, eu me perdoei logo.
Enfim, tudo tem seu lado bom e ruim. Nós, humaninhos, vamos nos adaptando ;)
Beijos ~~~^^*
É a segundo vez que estou comentando hoje no seu blog, mas eu não pude resistir a essa postagem. Eu já li uma boa parte dela outro dia, mas não tive muito tempo para ler o retante e comentar, mas aqui estou...
ResponderExcluirA pergunta que fica: por qual motivo as conversas alheias das pessoas nos onibûs sempre parecem tão interessantes e algo nos puxa a elas? E as vezes até participamos? Fica ai o questionamento.
O "blog" em si abrange muito coisa mesmo. Tem tanto assunto ai, sobre absolutamente tudo. Lógico que alguns assuntos deram algumas decaídas, e alguns blogs simplesmente morreram. Realmente eu penso muito sobre isso, de escrever muito e tal. As vezes eu sinto que estou escrevendo muito além do que a blogosfera atual suporta, e que ninguém vai ler tudo aquilo.
Eu sei o que eu faço por mim na blogosfera. Eu sei que entro nos blogs e leio tudo, retribuo visitas, tento ao máximo acompanhar o blogs que sigo e por cima não esperarei que façam o mesmo por mim. Na minha opinião a blogosfera se tornou um meio meio frio, não estou querendo generalizar, pois creio que ainda exista uma boa parte de pessoas que realmente estejam a fim de se "comunicar" entre si nesse ambiente aqui. Afinal retribuição de carinho ainda é de graça.
Comentário mais curtinho pois eu já enchi teu saco hoje.
oceane, peach a. ♡