01/09/2019

Há coisas que são como água e óleo

Olá, seres! Tudo bem bom?

Tava aqui fuçando meus rascunhos, 0 ideias e afins. Eis que estava "ouvindo" um vídeo aleatório falando que hoje em dia era impossível separar profissional e pessoal, já que com a facilidade tecnológica, você pode conversar a qualquer hora e em qualquer lugar com alguém. Sendo honesta, essa ideia me soa muito como "você deve estar disposto(a) o tempo todo" e, na minha humilde opinião, isso não me soa saudável e muito menos benéfico. Já devo ter mencionado (e procrastinado pra escrever um post mais a fundo? lol) que separei minhas contas pessoal x profissional. No começo, também achava que era impossível separá-las. Afinal, todo mundo me encontra e a própria rede social já a indica caso alguém segue uma pessoa e aparece como sugestão de pessoas pra seguir.

Bom, o fato é que, no começo, realmente pensei que seria tranquilo eu me adequar aos novos tempos não é mesmo?
... Que pena! Só que não!


Quando postava meus desenhos tudo numa conta só (não diferenciava de um ou outro), comecei a sentir um desconforto com pessoas desconhecidas por completo "invadindo" minha vida particular, como se fossem amigos ou colegas que convido pra, sei lá, um jantar na minha casa. Sei que "stalkear" (de forma saudável, ok?) pra ver como a pessoa vive é normal, ainda mais quem tem uma conta aberta ao público está sujeito a isso a todo momento, afinal, somos seres curiosos. Enfim, achei que era coisa da minha cabeça e que iria me acostumar com o tempo... Ledo engano! Ás vezes uns comentários de spam, de gente comentando em idiomas que não domino (vai saber se estão me gongando?), mais spam, agência fazendo propaganda de si... Sem contar nos fakes que surgiam: contas sem foto ou com icons bem estranhos, fotos esquisitas, me seguindo... CORRE QUE É CILADA (ou não, mas vamos prevenir)!

Costumava misturar muito do meu trabalho com a vida pessoal e não estava dando mais. Ás vezes queria postar uma foto, mas iria atrapalhar o andamento de um projeto como o Inktober, por exemplo, ou quebrar totalmente o feed porque postei foto de uma comida bonita. O fato é que me estendi muito e deveria ter feito isso há muito tempo: separar as contas. Resolvi isso ano passado, fiz a rapa no meu perfil pessoal, tranquei e foquei o outro só pra conteúdos relacionados ao meu trampo de alguma forma. Fiz até um highlight com conteúdo "off-line" pra assuntos mais off-topic, mas não é pra tanto quanto o perfil pessoal. Resultado? Me senti muito mais leve, nada desconfortável e de quebra, sei quem entra e quem sai e tenho mais liberdade pra postar no feed pessoal. Admiro quem não tem essa preocupação de misturar as coisas, mas vi que não funciona pra mim. Tudo tem limite, sabe? Mesma coisa pra wpp e outras redes sociais que uso (fb calhou que só entra quem conheço, então, não foi tão complicado separar tho, fora que não atualizo mais). Separar as coisas é possível sim. Essa coisa de que não temos o controle de tudo pode ser até verdade em partes, mas o que conseguir fazer, a gente faz e não sou obrigada? Não sou de ferro!


Posso concluir que não sirvo pra ter uma vida total de digital influencer, por exemplo. Não tenho saco, e muito menos saúde mental pra isso, pra mim é como água e óleo: não dá pra misturar, mesmo agitando, fazendo o mesmo processo mil vezes. Preciso desse espaço offline, desse respiro, desses minutos ausentes de uma tela e sem essas obrigatoriedades de ficar lutando contra algoritmo, postando todo tempo porque "alguém" (quando digo "alguém" é uma pessoa que nem conheço) tá cobrando ou sentindo falta. A vida real por si só já me cobra coisas, não preciso de mais um motivo e muito menos uma extensão pra deixar isso ainda maior.

Acho que esse post, no fim das contas, acabou sendo mais um desabafo do que algo mais informativo. Será que eu tô louca ou tá tudo bem fazer isso mesmo? Ás vezes tenho minhas dúvidas.

É isso, pessoas!
Um beijo e um pão de queijo ♥

Um comentário

  1. eu gostei dessa postagem porque eu me identifico muito com a tua experiência! eu já tentei ter as redes sociais abertas e essas coisas porque, no fim das contas, rola uma certa pressão pra gente ser metido a digital influencer hoje em dia né? eu sempre curti muito fotografia e essa coisa de "ter um feed organizado com gente que gosta das fotos" era um sonho meu ano passado. bum, foi só eu ter que eu já não quis mais, porque rola uma pressão muito grande pra tu manter as coisas organizadas e certas e parece que todo mundo que te segue (na maioria, gente que não te conhece) fica ali te julgando. eu não tive problema com vida pessoal x profissional porque no fim das contas a fotografia era um hobby e eu não sou fotógrafa, mas excluí aquela conta porque mesmo no meio das fotos que eu achava super bonitas, às vezes me dava vontade de postar uma foto minha com meus amigos ou de algo que eu comi ou de algo que eu acho legal ou de algo que eu desenhei, e ficava presa ao julgamento dos outros. enfim, agora tenho uma conta pequeninha trancada e muito mais paz de espírito vksdjs sei que se quiser uma conta que pareça profissional, não será a mesma em que tenho meus poucos amigos. concordo contigo na questão de separar as coisas, é necessário e ajuda bastante vksjdks

    beijo!!

    ResponderExcluir