sábado, 12 de setembro de 2015

Sobre a "nova" blogosfera.

Fui intimada (brinks', nem fui 8D) pela Shana, depois de sua postagem sobre algo que, de certa forma, também me intriga: a nova blogosfera. A pedidos (só que não), estou postando minha visão sobre, e recomendo ler o post dela também.


Apesar do título, quero deixar claro que ninguém é melhor que ninguém, seja você mais novo ou mais velho no mundo dos blogs.
As cartas que quero colocar aqui na mesa são justamente esse "novo jeito" de escrever as coisas, por um motivo de: ter números. Se esse for seu objetivo, tudo bem... De verdade. Não sou nenhuma policial da blogosfera e não vou confiscar sua carteirinha. De qualquer forma, sempre me questionei: "Por quais motivos você faz uma postagem só pra ter números?".

Em 2003~2004 eu entrei nesse mundo de postagens, gifs, códigos que nunca vi na minha vida... Já tive muitos blogs. MUITOS mesmo! Grande parte eram do UOL. Lembro que ouvi o termo quando estava criando meu primeiro email (no Bol) e lendo a revista WITCH, desde novinha sempre tive uma paixãozinha pelo computador. Largar o diário de papel me parecia uma boa ideia.... E foi! O que era para ser "secreto", hoje me abre portas para o mundo todo me conhecer e eu conhecer as pessoas. Naquela época, quando se falava em blog, grande parte das pessoas achavam que era só um passatempo. Era mesmo. Você podia compartilhar seus gostos, fotos, imagens e textos, interagir com pessoas que estão do outro lado, mas que tem muito em comum. Sempre fui uma pessoal bastante visual, então nas minhas primeiras postagens eram cheias de emoticons e figuras... Pouco texto.
O cenário só mudou quando descobri os "Templates Shops" (nem usa esse termo mais, atualmente o pessoal fala "Layout"), que por si só, já tinham bastante firula e não era qualquer pessoa que sabia fazer essas coisas. Se a parte visual estava bonita, por que não melhorar o que escrevia? O incentivo surgiu quando comecei a entrar cada vez mais nesse mundo e ver que muita gente se identificava comigo e ter os mesmos interesses. Os comentários, mesmo tímidos, foram surgindo aos poucos e a pouca visibilidade já me fazia muito feliz! Fui construindo meu mundo aos poucos e minha identidade também. Tentativas e erros foram surgindo, sentimentos foram sendo postados, mesmo que deletados tempos depois, ficaram na lembrança e dou muitas risadas.
É engraçado pensar que nesse mundo cheio de códigos, de edição de imagem fossem o grande pontapé para eu gostar de tecnologia e de escrever, fazer as pessoas lerem e se identificarem comigo ou com alguma situação. Chega a ser engraçado, mas muito bom!

weheartit @ animecentral

Lógico que a cada geração que surge, surgem outras formas de se pensar e utilizar o que já tínhamos.
Blog é um deles. Nunca imaginaria que houvesse gente ganhando dinheiro, tendo visibilidade postando sobre o que gosta... Alguns conseguem e fico admirada pois consigo sentir, da mesma forma que sentia há anos atrás, o quanto a pessoa gosta de falar sobre aquele assunto e mostrando ao mundo que realmente tem amor por aquilo que faz.
Só que...
Infelizmente é uma parcela muito pequena. Grande parte dos blogs que visito hoje em dia, parece que são feitos de qualquer jeito ou "copy&paste" de outro. Tudo isso em prol de ganhar somente números, sejam seguidores, comentários ou visualizações. Não vou mentir que, quando escrevemos ou fazemos algo, queremos algum reconhecimento pelo esforço que fizemos, não dá pra negar, no entanto, ao que parece, alguns enxergam isso somente como uma forma de interesse pra aumentar e ter uma "falsa" popularidade. Qual o objetivo de ter tantos seguidores, sendo eles fantasmas? Qual o sentido de ter um monte de comentários, sendo que grande parte deles é um "visitei seu blog, me visita também?", o pior: sem nem ao menos ler o que você escreveu? Por qual motivo se faz uma postagem sendo que ele descaradamente igual ou praticamente igual e posso encontrar com facilidade em qualquer lugar?
Sinto que essa nova forma de blogar é como se fosse uma "obrigação" ou o autor(a) da postagem só posta porque aquilo gera a (falsa) popularidade que tanto almeja.

Juro que tento entender quem faz isso somente com esse propósito. Se nesse momento, você que está lendo isso e o faz, não sou ninguém pra te julgar, continue postando à vontade. Mas foi como comentei na postagem da Shana: aqueles que fazem somente por obrigação, são os primeiros a abandonar tudo (ou se desgastam à toa para manter). Sabe o por quê? Porque falta amor e carinho, falta objetivo, falta identidade... Se falta tudo isso (e um pouco mais), já sei porque tem muitos blogs abandonados ou feitos de qualquer maneira, pasmem: todos eles são incrivelmente parecidos, o objetivo é o mesmo. Podem notar.

Se essa for a nova forma de blogar, sinceramente, prefiro meu anonimato, com um punhado de pessoas que, mesmo que escrevam como foi seu dia e encham de figuras a postagem que "ninguém tem interesse" em ler, ao menos sei que do outro lado da tela, tem uma pessoa parecida comigo. E, provavelmente, vou me identificar com ela.

Sou uma blogueira das antigas. Prefiro continuar sendo.

6 comentários:

  1. Caraca, só não vou tatuar isso na testa por que é muito longo!

    Também sou das antigas, teve um tempo que eu tentei não ser e bloggar desse jeito fútil, mas é tão decepcionante comentários só pra receber retribuição que eu sempre desistia. Voltei pro meu jeito antigo e estou muito melhor assim. Você disse tudo o que eu penso nessa postagem!

    A coisa que eu mais odeio é comentário com link no final quando já conheço o blog. Aqueles que só querem visita. Da vontade de dar um tapa na pessoa e dizer que eu já conheço a porra do blog dela e que se ela quer que eu comente, ou ver a postagem no painel do blog e vou comentar de todo jeito, poxa! Mas eu não sou tão chata com isso por que pelo menos a maioria dos comentários são sinceros.

    Eu fico horas caçando pessoas "das antigas", que salvam a blogosfera ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente...
      Quando a pessoa interage de maneira agradável com você, fazendo perguntas ou até mesmo complementando algo que você escreveu no post, isso é legal e, a maioria dos blogueiros não deveriam ligar se essas pessoas programarem um Hyperlink no final do comentário, eu não ligo porque ele só quer divulgar o blog dele para os leitores que acompanham meu blog também, então ta de boas.

      Mas fica realmente chato, quando a pessoa comenta por exemplo: "Que legal", e depois coloca o link completo do blog (Não se dão ao trabalho nem de programar um Hyperlink), e logo após dão só um "Ctrl+c" e "Ctrl+v" em vários blogs. Isso é um spam, e é muito irritante.

      Ainda bem que a maioria dos leitores que comentam nos blogs, são pessoas que realmente gostam de interagir com o autor 8D

      @MONICA: Parabéns pela postagem, ficou ótima.
      Não há um só blogueiro que não ligue para números, porque o autor dos posts vai ficar feliz com mais views e comments. Mas eu entendi o ponto de vista que você quis passar, porque tem muita gente que posta qualquer coisa (sério mesmo), só para ter mais postagens e conseguir um pouco mais de views no dia -.-''

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mony

    Entendo como você se sente, e não gosto de julgar as pessoas mas também não entendo quem bloga só pelos números, deve ser tão frustrante...
    Eu não tenho quase nada de seguidores e muitos dos meus posts tem 0 comentários, mas continuo postando o que sinto vontade.

    Não sei se me encaixo no termo blogueira das antigas, mas comecei a blogar no começo dos anos 2000 e naquela época nem existia a preocupação com números de seguidores/comentários. Hoje em dia vejo muita gente preocupada com isso, claro que é legal receber comentários - relevantes- e ter pessoas que seguem seu seu blog, mas muitas vezes esses números não significam nada, como você disse são só fantasmas...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie MOnica!

    Já vi algumas que fez postagem desabafando que não recebia muitos comentários e que deixava a autora triste por isso. Sinceramente acho isso ridículo, e muitas que fizeram essas postagens recebiam pelo menos 2 comentários por postagens, mas nem para se importar com essas pessoas que comentavam, logo se importou nos números de comentários!
    Se importasse tanto nisso, seria muito mais inteligente "mendigar like" no facebook do que ficar causando no blog.

    No meu caso, dependendo da postagem recebo bastante comentários, mas o importante é que são comentários muito profundo e detalhado que dá vontade de reler muitas vezes.

    Também continuarei sendo blogueira das antigas. rsrsrs

    Kiss

    ResponderExcluir
  5. Eu também não consigo entender o que leva alguém a postar sobre algo que todo mundo posta só para ter fama. Sério, de que serve essa fama? Sim, é muito legal ser reconhecido pelo seu blog e ter muitos comentários, mas se aqueles posts não tem um pouquinho de você e do que você ama de verdade, reconhecimento não vai valer de nada. Fico muito feliz por ainda encontrar blogs como o seu, onde o autor fala sobre o que gosta. Felizmente minha blogroll está cheia de blogs assim, e são que me fazem continuar nesse mundo, que mesmo tão mudado, ainda amo muito.

    Amei o post, e indiquei você para uma tag, se já tiver feito ela e não quiser fazer de novo, não tem problema tá?
    Beijos!

    ♥ Rendas e Doces

    ResponderExcluir

Antes de tudo: tenha bom senso ao fazer seu comentário.
Qualquer inconveniência, spam e "seguindo, me segue de volta" será ignorado (e apagado).

Obrigada por comentar e visitar meu blog! ♥