22/09/2020

Isso! Ciência! Como a boa informação salva

Olá, gentes! Tudo bem bom com vocês? Espero que estejam bem.

Hoje venho trazer mais uma postagem do Together. Confesso que não sabia exatamente o que escrever pois não sou uma pessoa mega ativa com causas sociais e movimentos num todo. E é este o tema deste mês. Porém, no entanto, todavia, acredito que não dá para evitar em falar deste assusto visto que ele está em voga e está sim inserido em nossa sociedade, ainda mais agora e com o advento da internet. Mesmo que você seja como eu, que não levante bandeiras o tempo todo, é importante vermos e revermos nossos valores pois ninguém é 100% desconstruído, ninguém sabe de tudo e você não precisa carregar o mundo em suas costas... O que você não pode ser é conformado que o "mundo está do que está porque sim e é assim".

Vou ser bem honesta que nesta pandemia, eu perdi minhas esperanças no ser humano. De antemão, já parabenizo quem ainda tem forças pra lutar pelo que acredita. Se você é uma dessas pessoas, meus mais sinceros parabéns! Só sigo sobrevivendo e fazendo o mínimo mesmo.

Peço já desculpas de antemão ao tópico principal do assunto que vou mencionar que pode dar margem a interpretações bem erradas. Vão ter palavrões no texto.
 
Vamos começar do começo: eu acredito na ciência. Ciência não é religião, não é falta de Deus no meu coração! Tenho minhas crenças, mas também questiono muito.
 
Isso reacendeu (já gostava do assunto) em mim quando vi sobre "galaxy print", que foi uma trend no Tumblr uns anos atrás sobre galáxias e espaço estampados nas roupas e acessórios. Não esperava que eu fosse pesquisar mais a fundo e descobrir o quanto amo o espaço a ponto de acompanhar todo post da NASA, toda informação científica e como comemorei quando a primeira foto de um buraco negro foi tirado... Isso que nem da área científica eu sou, mas me mostrou o quanto adoro pesquisar e me informar a respeito, não só com que diz relação ao universo, mas sobre os avanços da medicina, bem estar, o corpo humano... Fullmetal Alchemist já me influenciava antes? Talvez, muito talvez, hauehauehauea. Porém, contudo, todavia, nem tudo são flores... Essa onda de fake news que veio ainda mais forte com nosso excelentíssimo governo (ironias, é claro) me vez agarrar mais do que nunca em artigo científicos, em documentários, em informação verídica, em fontes confiáveis. Isso significa que ela é perfeita? Não, muito longe disso. Há ainda uma linguagem muito complicada e não acessível à todos (o que é outro problema social: a desigualdade). Alguns dos meus melhores amigos são biomédicos e eles mais do que ninguém sabem como a desinformação, o sucateamento da ciência (e demais áreas como biologia, história, etc) em nosso país é péssimo. Tem que ser muito forte pra aguentar. Mais do que aguentar a falta de verba, a falta de apoio... É aguentar quem acredita e cai na falácia de charlatães e boatos do wpp. É de chorar (pra não dizer xingar) quem desacredita a ciência ainda mais numa situação tão delicada quanto ao que estamos vivendo. É de se revoltar com gente que usa o nome da ciência para alegar que "minha cura vai te salvar". Não, colega! Prometer curas É CRIME contra a Saúde Pública, inclusive previsto na lei (Charlatanismo). Se um médico renomado e formado não pode lhe dizer isso, coach "quântico" tampouco. Pseudociência NÃO é ciência.

Você ter suas crenças e religião é uma coisa (e nada de errado com isso),
se aproveitar da fé alheia é outra completamente diferente!

O que vi de "profissionais" (cof cof cof) que prometiam curas contra o Corona Vírus foi lastimável... Mas visto que muita gente estava em casa e o acesso a internet foi ainda maior, o número de coach e "terapeutas" (entre muitas aspas) alternativos que davam palestras, cursos e consultas estavam o ápice do absurdo. Ninguém questiona? Ninguém procura saber do que se tratam essas coisas? Ninguém nunca ouviu falar, mas tem tanta gente que o faz? Muitas perguntas... Como citei antes, infelizmente a linguagem científica não é tão simples de ser entendida. Eu mesma demoro muito pra encontrar o que significa e por natureza sempre questionei as coisas porque era incentivada a isso (mesmo que meus pais detestem, hauehauea), então acredito que isso gere muito desinteresse nas pessoas e nem as culpo tanto por isso. É até natural que a gente queira "as coisas pra ontem" e somos facilmente seduzidos com uma linguagem mais simples. Mas acredito que entendi como caímos facilmente em fake news, teorias conspiratórias,  curas milagrosas e rápidas etc... Até porque eu mesma já (quase) caí. Minha única crítica pra academia, pesquisa e afins é justamente a linguagem. Eu tenho privilégio de ter estudado, de ter me formado numa faculdade, de sempre ser instigada a ser curiosa... Mas todo mundo tem acesso a isso? As pessoas tem noção disso?

Sabe aquele lance do Terraplanista? Pois é, aquele movimento anti-ciência que quer mostrar com ciência (uma pausa aqui: tá parecendo a galera que é anti-moda que protesta contra o sistema da Moda... Com roupas e movimento... Que estão inseridos na Moda. Ué?) que tudo é uma conspiração, que acreditar que a Terra é um globo é um erro? Apenas vejam esses vídeos aqui:


O que quero explicar tudo isso, que parecem mil palavras jogadas porque uma hora falo de um assunto e jogo pra outro (mas ainda está no mesmo comboio), é como somos facilmente enganados principalmente quando  não sabemos do que aquela informação se trata. Indiretamente ou na cara larga. Se tratando de algo que mexe com indivíduos, saúde e saúde mental, que mexe com vidas e pessoas, o cuidado deve ser redobrado, principalmente porque qualquer um de nós pode ser vulnerável ou estar em uma situação vulnerável aceitamos qualquer coisa. Muita coisa parece ser inofensiva, não vai fazer mal, "Monica, isso tudo é um exagero. Não é por aí"... Será que "não é por aí" mesmo? Já ouviu falar de João de Deus? Mandala da Prosperidade? É. Seja comprovado ou não, cientificamente ou não, o fato é que passar a informação correta, informação de qualidade e alertar pra não cair na cilada é muito importante (e não vou cansar de repetir mil vezes neste texto)!

Não existe almoço grátis e não existe mais uma vida, como no vídeo game, pra te dar outra chance. Sei que é um assunto bastante amplo que não consigo resumir em palavras e tampouco sei se consegui expressar tudo o que sinto. Não sou cientista ou pesquisadora, minha formação é muito longe disso, mas acredito fortemente que passar uma informação sem sensacionalismo, sem falsidade e sem click bait ajuda muito! E salva sim vidas! Então, invés de falar pro teu amigo que tem depressão que ele pode ser curado com aromas, com massagem, com alimento X, Y, Z... Indique ao psicólogo. Se está com câncer (ou até mesmo Corona Vírus) vá para uma unidade de saúde. Não espere nada de alguém que te promete curas rápidas, porque isso NÃO EXISTE e pode ser tarde demais. SEJAMOS RESPONSÁVEIS pelo que falamos e pelo que repassamos ao outro.

Aproveito e deixo um vídeo de relatos de pessoas que que submeteram e "sobreviveram" a essas "terapias" e curas milagrosas. CUIDADO! Há gatilhos (abuso sexual e psicológico). Tem aproximadamente 45 minutos, pode ser importantíssimo:


 
Não ia mencionar esses itens aqui, mas acho que está óbvio que sou a favor da igualdade de gênero, de etnia (não sou branca, não sou negra, sou asiática amarela, então, óbvio não?), que meus amigos LGBTQIA+ também tenham os mesmos privilégios que eu (porque direito não é caridade), que meus amigos que portam alguma deficiência não sofram do capacitismo (novamente: direito não é caridade), que ódio num todo aqui não tem voz aqui, que minhas amigas gordas se sintam sim bonitas, pois se tem roupa bonita pra mim (que estou no padrão magro aceito) e elogios de monte, por quê minha amiga não tem? Caso não estava "na cara", pois é. Como diria o Tassio, do Herdeira da Beleza: não tem pra uma, não tem pra todas. Está certíssimo, inclusive. Tenho outras causas que indiretamente apoio: produzir menos lixo (estou bem longe de ser plastic free, mas tento) e compra consciente de produtos (principalmente de produtores locais e pequenos empreendedores) sem alimentar uma cadeia desenfreada de lixo que poderia ser reciclado (mas infelizmente não é).

Se por ventura você se sentiu ofendido/a, não digo pra você me dar unfollow ou vir me xingar. Apenas peço pra se questionar se o problema não são suas atitudes, consigo e com os outros. Porque nada adianta vir reclamar que o mundo está uma merda, que tudo é "mimimi", que tudo é frescura e os escambau, se você é um merda com os outros.

Acho que pela primeira vez (?) fiz um post com um cunho mais sério. Porém, foi um exercício muito bacana ter escrito este tema. Tive que realmente pensar muito sobre o que escrever e o cuidado de abordar um tema mais sério pois nunca sei quem é que está lendo... Espero de coração que ninguém se sinta atacado pessoalmente porque não é minha intenção (fora que não ganho nada com isso). Apenas gostaria que a informação não fosse espalhada de forma errônea e alertar que a falta de informação pode matar alguém e a falta de amor ao próximo também. Já que estamos na época de Setembro Amarelo, que coloquemos em prática.

Por último, nem o menos importante... Faça um favor à si e pros outros: não seja imbecil! É com isso que me despeço de vocês! Um beijo e um pão de queijo à todos ♥


http://togetherp.blogspot.com.br/
Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva do Together, 
um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, clique no selo.

3 comentários

  1. GRATA POR ESSE TEXTÃO, PQP VIU, PASSOU DA HORA!

    A grande verdade, sem conspiração nenhuma, é que é um interesse da elite econômica e política que as pessoas, o 'povão' não tenha acesso a educação e informação. Imagina um povo bem informado e estudado? Não ia ser fácil de manobrar, já pensou? Não pode menine! Risos de desespero. A cultura acadêmica (ao menos aqui no brazeel) é muito cheia de pompa e tá mais preocupada em ter título e admiração do que de fato trabalhar em prol do brasileiro. Não fiquei nem um tico surpresa quando ninguém ligou pros cortes de verbas da CAPES - falha nossa, em não ter estabelecido um dialogo melhor com quem de fato usa no dia-a-dia nossas descobertas e invenções. A gente que desça do salto.

    E assim caminha a humanidade, rumo à destruição pela desinformação. Já li cada absurdo nessa internet que, olha, só chorando mesmo. Ou rindo pra não desidratar.

    Sobre os terapeutas menine.... se eu for comentar eu fico aqui até o mês que vem HAHAHAHA! Não é regulamentada no brasil a profissão de "terapeuta", qualquer um pode utilizar esse título. Ainda, não existe conselho de classe pra esses terapeutas alternativos. Só no início do relato do vídeo já tem tanta coisa errada que me dá preguiça de explicar, sinceramente. O conselho de psicologia infelizmente é pouco ativo em termos práticos - em parte pq ainda estamos na eterna luta de ensinar a todos os psicólogos que nós atuamos em harmonia com os DIREITOS HUMANOS, e que então não, não pode trabalhar com religião, sexualidade não é doença, mulher não tem que se dar ao respeito de nada, essas coisas que alguns colegas insistem em falar pros pacientes deles, sabe? E aí existe toda uma fatia da categoria pedindo: PELO AMOR DE DEUS CFP, PROIBE ESSES TERAPEUTAS MALUCOS DE FAZEREM MERDA! Mas né, fazer o quê, seguimos na luta. Se as pessoas soubessem como psicoterapia funciona, como usar de forma positiva a terapias COMPLEMENTARES (que agora usam esse nome pra deixar na cara que não resolvem nada sozinhas), muitos problemas seriam resolvidos. A informação precisa ser apoiada, sempre!

    Enfim. Desabafos aqui HUAHSUAHSUAHUS Pro seu "primeiro post sério" achei que foi muito bem <3 Beijinhos Monnie!

    ResponderExcluir
  2. Oizinho! Preciso dizer que concordo 100% com seu texto! Sou uma pessoa que acredita em algumas pseudociências (tipo astrologia), mas tenho plena noção que são o que são: crenças. Não posso usar isso em consultório quando me formar em psicologia, não posso usar isso para justificar minhas ações perante um tribunal etc. Sei muito bem o lugar das minhas crenças pessoais e queria muito que o mundo inteiro fosse assim.

    É muita perversidade espalhar essas terapias alternativas como curas milagrosas, são pessoas que lucram com o sofrimento humano e não fazem o que efetivamente deve ser feito para reduzi-lo, é muito triste!

    Enfim, ótimo texto!
    Beijinhos, se cuida.
    Abyissal

    ResponderExcluir
  3. No começo achava uma piada (é uma piada na vdd) que haviam terra planista que querem impor suas ideias para outras, e acho super bizarro que ainda em pleno 2020 existem gente assim kkkkk isso parece mto com pessoas que discutem "afinal capitu traiu ou não bentinho", pelo visto os conservadores não influenciam com idade e geração.

    Não discordo nada com sua ideia. Assim, não tem problema ser desinformado, pq ninguém nasce sabendo mesmo, mas problema é esses ignorantes que ficam influenciando os outros sem fundamento (é exatamente o que vc escreveu no texto). Agora falando pelo lado da pessoa que não procura psicóloga, ex.: aquelas que fica pedindo conselhos dos amigos, uma vez ou outra beleza, e vai depender mto da situação da pessoa, mas acho errado tbm a pessoa não ir atrás do profissional mesmo tudo mundo aconselhando ir, e o pior, depois chama essas pessoas de frias que não pensa nos amigos grrrrrr

    Adorei saber da causa que vc apoia, acho que não precisou ter se preocupado tanto para postar sobre do assunto ahhahaha pelo visto tem bastante gente que apoia suas ideias.

    Kiss
    Tsuki no Shita

    ResponderExcluir