Incertezas e mais incertezas desse futuro incerto. Foda esse tipo de coisa, né? Mas sigo lidando da melhor forma possível e espero que vocês também. Se não, tudo bem. A vida tem muito dessas e ninguém é igual a ninguém.
Como prometido mês passado, vim trazer um post inédito. Pois é. O que a quarentena não faz no meu tédio(ou quando não tô afim simplesmente de fazer outra coisa se não desenhar ou jogar) não?
Como prometido mês passado, vim trazer um post inédito. Pois é. O que a quarentena não faz no meu tédio
Lembrei da época que tive outro blog, aqui no Blogger mesmo, com um conteúdo mais "aberto" que era o My Pace (criado em 2010, extinto em 2011). Não sei o que deu na minha cabeça de ter criado com esse nome (que vem dessa música), mas enfim. Tinha resenhas, umas críticas de filmes, opiniões pessoais, etc... De vez em quando indicava uma música. Depois que deletei esse blog e realmente vi que o que mais curtia era escrever umas paradas mais pessoais, mas ainda assim sentia falta de indicar músicas ou mostrar um pouco do que ouço e estou curtindo no momento. Embora tenha uma tag aqui sobre o assunto, às vezes não consigo escrever sem ter alguma pauta pra incluir a música (e acho meio sem sal postar algo como "vou deixar essa música aqui pra vocês antes de ir embora").
Com a quarentena que tivemos, me deu uma ideia de fazer uma lista com indicações de compilados de música do gênero Lo-Fi, que é algo que tenho curtido muito ouvir desde fevereiro deste ano.
Rascunhei, revisei e cá estamos!
Com a quarentena que tivemos, me deu uma ideia de fazer uma lista com indicações de compilados de música do gênero Lo-Fi, que é algo que tenho curtido muito ouvir desde fevereiro deste ano.
Rascunhei, revisei e cá estamos!
"Mas o que é o Lo-Fi?"
Provavelmente você já viu essa imagem (claramente uma inspirado no universo do estúdio Ghibli) ou, melhor, essa aqui (Mimi wo Sumaseba, título original, ou Whispers of the Heart, em inglês) rodando por aí.
Segundo minhas pesquisas na rede mundial de computadores, é um gênero que surgiu no YouTube e tem uma produção mais "barata", por assim dizer, pois usam batidas mais simples e limitadas, sem tantos recursos (Low-Fidelity = Baixa Videlidade = Lo-Fi = LoFi). Alguns até chamam de "música dos Millennials" por ter se popularizado justamente pela evolução da internet e maior quantidade de jovens usuários navegantes (no smartphone ou desktop) que nasceram conectados; mas a real, é que nos anos 2000, se não antes, ter uma gravadora que note o artista era algo bem complicado (não que não seja hoje em dia), logo, muitos optavam por gravar em fitas cassete ou gravadores. Ter chiados ou batidas imperfeitas são características fortes desse gênero. É provável que se você pegar as fitas K7 dos seus pais ou avós, notem que a qualidade é bastante similar às das transmissões de Lo-Fi que existem pelo YouTube. Algumas soundtracks de jogos antigos também tem uma vibe bem similar, já que os recursos para músicas não eram tantas. Podemos encontrar essas transmissões por uma rápida pesquisa, principalmente do canal ChilledCow, que conta com uma transmissão 24/7, compilados de 1h ou músicas soltas. Além de Lo-Fi, pode encontrar pelos nomes de LoFi Hip Hop ou Chill Beats.

Não larguei meu Linkin Park, meus eletrônicos robóticos, OSTs de games e animes e o violin meets dubstep da Lindsey Stirling... Mas por quê raios comecei a ouvir esse tipo de música?
De fato, quando se ouve a primeira vez, a qualidade não é como a das músicas que são mixadas e ajustadas... Mas a graça está justamente aí! Nesse lance do imperfeito, do básico, do simples. Não sabia que precisava desse gênero e já incluí nas minhas playlists do YouTube e do Spotify ♥
Não sei se é verdade, mas boatos dizem que as batidas calmas e simples do Lo-Fi ajudam na concentração e até mesmo ajudam a distrair e acalmar, principalmente tem ansiedade (ATENÇÃO AQUI! Isso não é fórmula mágica, não seja negligente achando que isso vai substituir tratamentos. Beleza?), sem contar que o ambiente fica mais amigável. Verdade ou não, COMIGO ajudou muito na concentração e conhecer um gênero musical novo como esse pra ser inserido na minha vida tem me feito muito bem. Sou uma pessoa que tem uma irritabilidade muito alta, então, deixar essas músicas calmas e simples rolando ajuda bastante e consigo criar e escrever com uma qualidade muito melhor, já que não é um som que carrega tanta informação (vocais, mixagens, etc), não que minha playlist de rock n' roll ou dubstep seja ruim nesses casos, apenas senti que precisava dar uma acalmada e tentar fazer as coisas com mais tranquilidade. Louco o que a música e os sons podem fazer, né?
Bem, feito essa postagem com pequenas explicações... Deixarei aqui, alguns dos meus compilados preferidos (tem muitos, mas selecionei alguns pra não ficar cansativo). Coloquem os fones e relaxem.
E por hoje é só, pessoas! Espero que tenham curtido e relaxado com essas minhas indicações. Me contem nos comentários se vocês já conheciam ou não e se são ouvintes assíduos/as de Lo-Fi (se quiserem me indicar playlists e compilados, sintam-se a vontade).
Um beijo e um pão de queijo pra vocês!
Sinto que agora tudo volta a fazer sentido na minha cabeça ah-haha, desde que peguei as soundtracks de Celeste e GRIS para meditar, volta e meia o YouTubs me recomendava muitas músicas de gênero semelhante, ilustrações fofinhas e nomes em caixa baixa - obrigada Moh, você me explicou um bocado ah-haha! - foi assim que acabei encontrando a City Girl, que atualmente é uma das minhas favoritas!
ResponderExcluirLo-Fi é algo realmente calmante e penso neste hm, gênero de música?, como algo semelhante a música clássica e orquestras, é algo que nem todo mundo gosta de passar horas ouvindo, pois tem como objetivo relaxar a mente e acho que nem todo mundo quer relaxar ouvindo música ah-haha!
Enfim, essa foi uma ótima postagem de se ler num momento como esse.
E respondendo aos seus comentários (muito obrigada por eles, aliás ;w;), me senti extremamente contente em saber que gostou da minha oneshot!! De verdade, a reação que consegui de você era algo que estava muito curiosa para saber a um bom tempo - a de como um fã da série, de alguém que gosta dos personagens, que sabe como eles são reagiria a forma como tratei deles ♥ e a sua foi ótima!
E caramba! É raro encontrar gente que conheça e goste das WITCH por aqui ;w; aliás caso te interesse, o icon que utilizei encontrei nesse blogue (https://bunny--days.blogspot.com/2017/07/tudo-sobre-o-retorno-de-witch.html) aqui :))
Beijos, Snow!
Ooie Moh!!
ResponderExcluirEu não conhecia esse gênero Lo-Fi e confesso que gostei bastante ouvindo essas compilações que você trouxe. São realmente relaxantes!
Eu costumo ouvir as soundtracks de Undertale quando quero me acalmar, são só o toque também, não sei se você conhece o jogo, mas as faixas são incríveis!! Acho que você pode acabar gostando rsrs'
Bjss ♥
E aí, Moh! Já que vim comentar, comentarei em dose dupla! hahahaha
ResponderExcluirGente, passada que eu não fazia ideia da história por trás da música Lo-Fi, eu simplesmente ouvia desde que me entendo por gente e justamente com aquela imagem da menininha estudando aahajhahaha (ou talvez não faça tanto tempo assim, mas eu me lembro que há muitos anos já rolava esse tipo de som pelo Youtube e eu ouvia) Mas adorei saber, olha aí, Moh é cultura! E também achei incrível esse negócio de que ajuda na concentração - já tinha lido vagamente sobre isso, mas também não conheço nenhuma comprovação de que realmente ajude. Fato é, porém, que eu dou uma relaxada ou concentrada sim ouvindo, assim como você. Me faz bem! Assim como música instrumental do Oriente Médio, me traz uma paz de espírito que não tem igual! Ou aquelas músicas tipo Terra Média, sabe... OST de games de aventura e talz xD
Aliás, adorei os seus compilados, alguns já conhecia, outros não. Inclusive, devo dizer que fiquei ouvindo enquanto escrevia esse comentário e fazia algumas outras coisas por aqui, quando vi, já tinha ouvido um monte hahahaha
Enfim, falar de música é sempre uma boa pedida, na minha opinião. Ainda mais em tempos como este, né?
Beijos! ;*
Eu gosto como LoFi é associado a produtividade. E, realmente, é o tipo de música perfeito pra estudar, trabalhar etc., pelo menos na minha opinião. Gosto bastante, e gosto bastante de ouvir quando não tô fazendo nada mas também não quero ouvir músicas com um conteúdo emocional muito forte, UEAHUAHE.
ResponderExcluirExiste uma compilação de remix LoFi BR que eu amo muito (https://youtu.be/ZhstyJSNKME), recomendo caso você goste de música brasileira hahah
Beijinhos!
Meu irmão gosta de Lo-fi e ele encheu o meu saco tantas vezes que peguei birra. HUAHSUAHSUAHUSHUUA
ResponderExcluirMas é uma batidinha gostosa mesmo, acho que eu teria gostado muito mais se tivesse ouvido por mim mesma e não nas 83762636273648 vezes que ele me obrigou, risos.
Acho que a música acaba sendo usada pra estudos e acalmar porque tem um pouco daquele clima "white noise", em que você nem está no silêncio absoluto atento a qualquer ruído, mas que o som em si não é claro o suficiente pra te fazer perder a atenção. A famosa musiquinha de elevador (gosto, tho!)
Gostei do tema do post e também de como você organizou ele (amei os videos grudadinhos de um jeito bonitinho, minha louca da organização aprova!)
Beijinhos Monnie <3