20/12/2019

Coisas que faria DIFERENTE antes dos 25!


Olá, pessoas! Tudo bem bom?
A postagem de hoje será bem grandinha, pois ela é especial e comemorativa. YEY!

Inspirada em um vídeo no YouTube que vi lá no começo do ano (que me deu a ideia e resolvi até rascunhar de antemão), hoje, dia 20 de dezembro de 2019, completo exatos 25 anos. Ao mesmo tempo que me sinto "velha" pra certas coisas, outras me sinto uma "pirralha" total e outras penso "minha vida vai começar, aeeee!". Olha como a vida é engraçada, né? A real é que nós deveríamos dar mesmo é o f*da-se, porém, sabemos que nem tudo são 100% flores. Da mesma forma que boatos dizem que em SP não existe amor, a real é que temos que procurar onde há e é essa é a parte complicada: a gente tem que confrontar isso até encontrar a recompensa boa. E é com essa frase digna de coaching (oh no!!!) que começo esse post. Vou contar várias experiências que vivi e que podem servir de tapa na cara (porque em mim doeu MUITO). Muita coisa faria diferente antes se tivesse a mentalidade de hoje, mas nada é tarde pra mudar, não é mesmo?

Quando amamos, de verdade, temos que deixar ir embora
Há alguns anos, estive num relacionamento. Realmente amava aquela pessoa (continuo amando, mas de forma diferente). Porém, nossos planos não batiam, nossas formas de pensar também não... Porém, eu, inocente e inexperiente no amor, achava que tudo ia se ajeitar. Bem, se minha pessoa de hoje fosse ao encontro da minha pessoa do passado, ia chegar em mim mesma e falar: "Moh, o amor não funciona assim!". De fato, não demorou muito até que a pessoa me deu um pé na bunda. Sofri. Chorei. Fiz muita coisa de cabeça quente (vou falar desse item mais pra frente) e, pra coroar, piorei ainda mais a situação. Sabe aquelas histórias que você ouve que seu amigo bêbado mandava mensagem ou ligava pra ex? Era eu, a diferença é que não bebo, só fui impulsiva. Houve vacilos da minha parte e dele também. Afinal, um relacionamento só funciona se os dois estão cientes que tem algo errado ou não. É uma parceria!
Dói, mas temos que entender que quando um ciclo se fecha, não adianta a gente forçar. Quando um não quer, dificilmente os planos dão certo e forçar a barra só piora.
Aqui é um exemplo de um relacionamento de casal, porém vale também pras amizades. Tem gente que simplesmente vai embora e grande parte das vezes não tem um motivo, outras vezes é porque os ideias não batem mais e os caminhos são outros. No fim a mensagem é a mesma: é necessário deixar ir, principalmente quando gostamos da pessoa. Imagina uma estação de trem: um vagão começa bem cheio, no meio do percurso começa a esvaziar, no fim, tudo se esvazia. Se a pessoa volta ou não pra estação, é uma questão de tempo. Se tivesse alguém pra me aconselhar disso antes, não sofreria à toa.

Fazer as coisas de cabeça quente só atrapalha o andamento das coisas
Já dei um exemplo no item anterior: fazer as coisas de cabeça quente ou cheia só pioram a situação. É necessário sermos muito mais racionais do que emocionais. Mas o exemplo mais claro que posso dar desse item é quando estava na faculdade e o estágio era obrigatório, se não, sabe se lá deus quando ia me formar. Fiz inúmeras entrevistas e nenhuma delas eu passava ou sequer entravam em contato (detalhe: a partir do 5ª semestre o estágio precisava ser feito até o fim da sua formação). Comecei a me estressar e entrar em desespero ao mesmo tempo. Ainda que no meio do percurso, uma amiga minha me indicou pra uma vaga e, mesmo assim, ocorreu de me estressar porque me enrolaram (espero que seja só impressão) pra entregar os documentos que precisava. Na beira da "loucura", uma amiga minha teve que me amparar porque minha vontade de chorar e de xingar a décima quinta geração da família de alguém era maior. Obviamente hoje em dia resolveria tudo de forma diferente e mais paciente, mesmo com vontade de esganar alguém (o que nunca me aconteceu, HEHEHE). Principalmente, não aceitaria fazer um trampo grande que no fim, nem pra frente foi (e olha que não recebi dinheiro também, enfim, o que importa é que tô formada e não adianta me estressar agora). Infelizmente graças à isso perdi várias oportunidades na vida. Fica a lição.

A real é que ninguém sabe o que está fazendo
Lembra dessa postagem aqui? Pois é. Se alguém tivesse me dito isso há uns 5 anos, pelo menos, eu não estaria com vontade de arrancar os cabelos, querendo chorar que não sei fazer outra coisa a não ser correr atrás e pulando de galho em galho porque não me encaixo em nenhuma carreira acadêmica (o que na real é meia verdade).

"Receita de bolo" NÃO EXISTE!
Se alguém vier falar que existe, juro que eu mesma vou meter a minha mão na cara da pessoa podem me cobrar. Não que eu não soubesse, mas as pessoas tem uma mania infeliz de "mas se você não fizer isso que nem fulano, você nunca vai conseguir" que a gente acaba caindo no conto porque tá numa situação nem um pouco favorável. Olha, entendo a preocupação, obrigada, grata... Mas cada um sabe dos seus problemas, do que passa, a batalha que trava, enfim... Ouvir um ou outro, ok! Mas chega uma hora que nós percebemos que essas coisas de "fórmula do sucesso", "você precisa fazer isso pra ser feliz", isso e aquilo, é puro bullshit. Não existe almoço grátis, não existe exercício sem suor. Confesso que caí nessas ciladinhas de "por quê você não vai fazer X pra ser mais feliz?" e... Adivinha? Me f*di, é claro! Saiba selecionar bem as coisas e ADAPTE sua receita de bolo. Afinal, bolos com o mesmo sabor e textura não tem graça e qualquer confeitaria serve.
"Aqui a fórmula do sucesso" QUERIDO/A, TÔ NA INTERNET ANTES DO YOUTUBE EXISTIR, ME ERRA!

Dinheiro não trás felicidade, te trás facilidade
Não acredito que tô concordando com essa frase, mas é verdade em partes. Bom, a gente sabe que quando não estamos numa situação favorável, financeiramente falando, nós sofremos mais para nos virarmos. Se identificou? Pois ainda me identifico. Porém, como boa brasileira que sou, não desisto nunca, gambiarra a gente aceita só não aceitamos a derrota! Sempre dei algum jeito de me virar, mesmo sabendo que não poderia conseguir aquilo no fim das contas (mas aquela pontinha de esperança sempre rola). Desde a faculdade tenho conseguido dominar meu dinheiro, ou melhor, o que me resta dele. Por incrível que pareça, mesmo com pouco, tô conseguindo me virar bem e o que era um problema enooooooorme pra minha pessoa tem se tornado um facilitador. Tenho conseguido comprar bons materiais de desenho, investir na área criativa se possível e tenho evitado gastar com "bobagens". Quando era criança sempre vi meus pais tentando economizar e não entendia muito aquilo... Aquela coisa: criança e adolescente, da minha época, sempre vai querer gastar com revistinha, figurinha, doces e afins. Não tem muito jeito. Não sou podre de rica, quem me dera, então nem sempre vou conseguir comprar ou pagar tudo que sempre almejo na hora. De qualquer maneira, queria ter todo conhecimento que adquiri de um ano pra cá sobre esse pedaço de papel quando mais nova. Me pouparia de não almejar comprar o que mais gostava.

Redes sociais a meu favor
Sempre vou bater nessa tecla que acho que não vejo mais tanto sentido nas redes sociais como antes. Não pretendo deletar nenhuma das minhas contas, mas o fato é que me sinto "forçada" a estar, mesmo personalizando as configurações, mesmo mudando a forma como uso. Não é por questão de saudosismo, mas prefiro a forma como o Orkut era: organizado por perfis e não por postagens recentes do feed. Organizada por tópicos e não por mil postagens amontoadas. Acaba que vou mais pessoalmente no perfil de cada um, conversar com cada um pessoalmente, do que esperar que alguma postagem interessante caia do céu. Não rola mais. Não é nem por questão de toxicidade da internet (é um outro tópico, mas não é o caso agora) e sim que não tenho mais saco pra isso como na minha adolescência. Ainda gosto do Instagram porque tenho gostado de postar fotos e ver ilustrações, usando-o praticamente de Pinterest. Bom, talvez esse tópico aqui não seja algo que desejaria ter feito diferente, mas gostaria de saber lidar melhor. Será que quando houver uma novidade dessas, saberei lidar melhor? Vamos ver o que me espera daqui há alguns anos.
 

Ainda haverá uma postagem do Together de final de ano, mas será um post programado, então já pronto pra ser lançado daqui há alguns dias! De qualquer maneira, ou me adiantar nos votos de Feliz Natal e um Feliz Ano Novo maravilhoso à todos que passaram pelo blog, se depararam aqui por acaso ou através de algum projeto da blogosfera. Espero que esse blog, mesmo sendo pessoal e nada comercial, agregue algum valor pra vocês de alguma forma.

Beijos e, pra entrarmos no clima de fim de ano, boas festas pra todos vocês ♥

Um comentário

  1. Nhoi Monnie <3

    MENINE PARABÉNS ATRASADO! Ai, eu sou péssima pra aniversários, nunca lembro o de ninguém. Espero que tenha curtido seu dia da maneira que mais te trouxe felicidade <3

    Olha... quem me dera poder aconselhar minha eu do passado, ia quebrar tão menos a cara! XDDD Acho que suas colocações estão ótimas, mas são coisas que a gente só aprende mesmo com o tempo - a ter mais calma, a deixar as coisas/pessoas irem, a aproveitar melhor certas oportunidades e valorizar certas coisas... Eu falo muito disso com os adolescentes que eu atendo: tudo o que a gente pensa e sente é válido em todos os momentos, mas algumas coisas a gente vai aprender com a vida e tá tudo bem.
    Mas vontade não falta, heim? Voltar no tempo e deixar uns bilhetinhos estratégicos aqui e ali... HAHAHAHAHA

    To passando rapidinho pra te desejar feliz natal, viu? Um beijo! :*
    https://imgur.com/CPtqbkO.png

    ResponderExcluir