01/11/2019

Tirei férias dos apps

Já era pra ter feito isso há muito tempo, pra ser sincera. Estava precisando me retirar um pouco dos apps que, mesmo inconscientemente, me prendiam por lá. Eram verdadeiras distrações. Isso vem me prejudicando, até que decidi dar um jeito na situação e me focar em outras coisas. Comecei diminuindo o consumo e, em seguida, bloqueei eu mesma os apps.

Não estava mal por alguma situação ou estava passando por dificuldades, mas tava me estressando em ver que perco meu tempo ali do que fazendo qualquer outra coisa realmente mais produtiva. Enfim. Eu realmente precisava fazer isso e me comprometi. Nos primeiros dias foram um pouco estranhos. Fui diminuindo o consumo e fazendo uns testes com um app de bloqueio (que me atende muito bem), aos poucos fui me habituando a "nova rotina", com alguns deslizes, mas indo.
Só não me livrei do Discord, Telegram e Whatsapp por serem mais apps que uso pra trocar mensagens ocasionalmente, sem jogar papo fora o dia inteiro. Apenas em alguns momentos onde realmente precisava dar uma pausa de um outro momento. Era o que precisava. Nesse tempo aproveitei para desfazer da minha "coleção" de grupos, silenciar outros, manter poucos e sair dos que não fazem mais sentido. Aproveitei pra botar todos meus projetos parados no papel e olha que no começo foi bem difícil não vou mentir.

O fato é que no fundo, embora seja um caso de "me conectar com o mundo", não estava conectada mais comigo mesma e no fundo talvez eu não queria admitir que também estava de saco cheio de sentir essa "obrigação" de atualizar, de tirar notificação. Não tenho mais energia pra esses quesitos sociais ao mesmo tempo que não vivo sem elas de alguma forma (a minha maneira, enfim, relevamos).

Essas férias foram necessárias e pretendo repeti-las mais vezes. Estou de volta à civilização virtual.

4 comentários

  1. Eu acho que preciso de um pouco mais de vontade para largar o mundo virtual. Eu sou fraca! Não consigo seguir uma "nova rotina", até porque eu nem tenho uma velha para poder trocar.
    Mas que bom que você conseguiu Moh ♡ Eu na verdade não ligo para as notificações paradas, mas pra muita gente isso é viciante. Tira mais férias mesmo, tempo para nos conectarmos com nós mesmos é sempre bom.

    Beijos ♡♡

    ResponderExcluir
  2. A um tempinho atrás eu fiz isso comigo mesma, me retirei dos únicos app de redes sociais que eu ainda utilizava. Um deles era o Twitter, por motivos de eu ser contra 94% das opiniões das pessoas ali, e de não ter amigos. Me afastei do whatsapp também, pelo segundo motivo, não tem necessidade eu entrar todos os dias em uma rede social que é para conversar e apenas ficar lá vendo pessoas sendo sociais e zoando com os amigos.

    Acho importante tirarmos esse tempo apenas pra gente, as redes sociais podem sim ser prejudiciais a saúde mental e corporal. Pensa no tempo que perdemos apenas no explorar do Instagram? Nas expectativas frustadas que ganhamos vendo a vida "perfeita", porem não tanto, dos ig peoples (ou sei lá o nome deles). Realmente, tirar umas férias é a melhor solução para si próprio. E o tempo que passamos para tirar as notificações? Eu gosto de deixar tudo limpinho, mas olhando uma por uma pra ver o que vou ver e não vou. Gente... Férias pra já!!!

    oceane, peach a.

    ResponderExcluir
  3. Nhoi Monnie!
    Eu não consigo me identificar com essas coisas pelo simples fato de que eu não uso apps. Não uso redes. Eu literalmente uso meu celular pra responder as pessoas quando quero responder, ou conversar, jogar BT21 e ler fanfics no AO3 pelo chrome. Não uso meu celular pra mais nada e não sinto essa prisão dos grupos, dos aplicativos, é super raro eu realmente ficar "horas perdida num feed". Mas eu ouço muito esse discurso: de que as redes saturam, adoecem e desconectam as pessoas de si mesmas. Que bom, então, que você conseguiu essa pausa! E que foi algo que partiu de você e deu certo pra você dessa forma <3 Espero que seja mesmo constante e continue sendo produtivo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mon. Lembro das férias do grupos, mas é bom tirar férias dos apps também. Eu me esgoto facilmente dos aplicativos, só eu sei quantas vezes deletei Instagram e Whatsapp nessa vida. Bem a verdade é que EU NÃO CONSIGO ME PRENDER AO CELULAR, nunca consegui. Vejo as pessoas ao meu redor que não conseguem fazer absolutamente nada sem esse aparelho, é triste. Gostaria que mais pessoas tomassem a decisão de se desligar um pouco desse mundo e conectar-se mais consigo mesmos.

    P.S.: Basta um gifzinho bem pequeninho pra apertar o coração e fazer a gente chorar. Eu nem me lembrava mais do To The Moon, esse jogo estava completamente esquecido em algum lugar da minha memória. Eu lembro que passei umas 6 horas seguidas em frente ao computador para zerá-lo, porque eu não conseguia me desprender da história. E eu chorei tanto. Durante a história, com o final e um pouco depois. Fiquei morreeendo de vontade de jogar de novo.

    Um beijo! ♥♥

    ResponderExcluir