Olá, seres deste e de outro universos! Tudo bem bom? Como estão?
Hoje vou escrever sem um motivo real.

Resolvi fazer essa postagem para caso alguém me perguntar "porque ainda tenho um blog ativo". Não tem nenhum motivo aparente, apenas que lembrei desse assunto quando conversava com minha irmã (aka: Miyu-nee) via wpp e achei que daria uma postagem perfeita. Lembro que já fiz uma postagem similar, podem conferir aqui, mas resolvi acrescentar mais alguns pontos (na real nem são muitos, mas são muito importantes e não relatei nesse outro post).
Pode ser uma bolha minha, mas não encontro mais gente (fora dos que sigo e alguns que visito em projetos, como o OQP e o Together) que mantêm um blog pessoal. "Pessoal" que digo: sem muita resenha, um mono conteúdo, um tema bem específico, algo realmente mais espontâneo, mais dia a dia, gostos pessoais, sem essa preocupação com comentários (bem, não sejamos hipócritas: amamos comentários e eu também). Não sou de divulgar meu blog, embora ele não seja nenhum pouco secreto (é assim: quem achou, achou), pois ele é meu cafofo. Tipo um quarto, uma casa...! Um canto mais particular. Sem esse compromisso se vou ganhar likes por isso ou se alguém vai de fato ler. Apenas um canto pra escrever o que vem na minha cabeça ou pra não deixar minha mente vazia.
A real é que de uns tempos pra cá, a blogosfera não é mais a mesma. Isso é óbvio, considerando que estou há mais de 10 anos na internet e tive mil e um blogs no Uol Blog e uns dois por aqui. O fato é: ninguém mais tem paciência pra ler uma postagem tão grande. Ninguém tem mais paciência pra ver uma postagem cheia de gif piscando embora reconhecemos exageros. Ninguém mais tem paciência para olhar, editar com mais capricho as fotos pras postagens. Ninguém tem mais paciência para esperar aquele post novo que sai a cada semana ou a cada mês. Eu podia muito bem dar uma de Chaves falando que "ninguém tem paciência comigo" porque escrevo quase uma monografia se deixar (deus me free!) em uma postagem.
Hoje em dia é mais fácil uma timeline na nossa mão, ler alguma coisa ali mesmo, simples e express e pronto. Rápido, ágil, sem "complicações". Talvez ainda tenha umas imagens fixas (normalmente é em cima ou embaixo, e apenas isso), mas é aquela coisa: tirei aqui do celular, escolhi aqui rapidinho as melhores, postei. Simples assim. "Simples assim" que tudo é mais padronizado justamente pra ser mais ágil.
Isso é ruim? Depende...
Depende se você não for dessas como eu, cof cof cof que a primeira coisa que pensa é: vou poder colocar, ao menos, um tipo de imagem diferente na capa? Dá pra botar fundo ou mudar de cor? Dá pra eu formatar decentemente um texto (pois Instagram e Facebook pra formatação de texto É HORRÍVEL #prontofalei)?
Entendo que nem todo mundo tem paciência pra blog. Entendo porque a blogosfera "morreu" (não morreu totalmente porque tem eu e meia dúzia de gato pingado existentes e a plataforma tá de pé).
Queremos informações mais rápido e não tem o menor problema! Me sinto perdida quando saio, nem que seja por um dia, e já tem uma avalanche de notificações novas que nem sei de onde surgiram... Mas também gosto de ver aquela notificação marota que surge rapidamente quando sai uma boa notícia! Só que, francamente? Me sinto incomodada que não dá pra personalizar as coisas. Nos anos 2000 isso era tão comum e me achava descoladona quando conseguia fazer uma capa no Photofiltre Studio e usar aqueles códigos, tipo [blue][/blue] e me sentia super style (embora, às vezes, cafoníssimo). No máximo, uma versão "dark" ou "noturna" ajuda porque sites como o Twitter e até mesmo o Youtube oferecem em suas plataformas... Mas não (me) supri. Acaba que tenho que pensar numa forma de mostrar, um tiquinho que seja, minha personalidade de uma outra forma, seja através de fotos ou até mesmo dando um jeito de fazer um filtro que jogo por cima parecer algo característico meu (o que falho bem miseravelmente porque tem outros mil parecidíssimos por aí). Sinto falta de certa forma dessa personalização das coisas. Acaba que o Blogger e o Tumblr (embora o meu esteja bem abandonado) me proporcionam melhor essa sensação. Gosto de editar imagem, fazer umas coisas assim pra mim, passar raiva com uns código que não funcionam e preciso caçar outros. Mas, né? A gente não pode ter tudo ;(
OK! Colocar um wallpaper, mudar a launcher, mudar os icons de lugar, etc isso um celular/aparelho mobile faz muito bem, sem dúvidas. Da mesma forma que personalizar meu computador. Gosto tanto dessa liberdade. Porém sem isso numa rede social, que é "padrão" pra todo mundo, me deixa sem ânimo algum de postar alguma coisa, postar com mais capricho, postar sem ter essa preocupação se alguém vai ver mesmo ou não...
Tudo isso pra dizer que gosto de manter um blog porque gosto de personalizar as coisas
Claro que isso é um bônus, a real é que: redes sociais são coisa mais "express". Como disse, ninguém tem mais paciência pra ler um texto tão grande em pouco tempo e por gostar muiiiiiito de escrever textos grandes, sendo grande parte desses textos serem mais uns devaneios meus, acho que um blog é mais apropriado. E outra: praticamente mais ninguém se preocupa em manter uma autenticidade ou prestar atenção nos mínimos detalhes; afinal, tudo isso leva tempo pra ser construído e "esse tempo" ninguém quer perder.
Bom, esse é o (meu) motivo de manter um blog ativo até hoje. Não sei quando tempo essa plataforma pode durar, mas espero que enquanto estiver nessa Terra, possa durar por muitos anos porque não vivo mais sem isso!
Se bem que, do jeito que me conheço, procuraria outra plataforma e não mudaria muito... Só os códigos e a raiva que passaria pra ajustar o layout AHEUAHEUAHEUAHUEA!
É isso.
Um beijo e um pão de queijo pra vocês ;*
Eu me sinto exatamente da mesma forma, onee! Foi por isso que larguei um pouco a vida de blogueira por alguns anos antes de voltar definitivamente pra plataforma. E, sinceramente? Não me arrependi nem um pouco! Amo essa liberdade de ser quem eu sou, de manter um cantinho com a minha cara, de poder escrever qualquer coisa sem me preocupar com supostas exposições. Assim como você, eu cresci com essa liberdade, o orkut proporcionava isso pra gente na hora de personalizar nossos perfis, depoimentos, scraps, fotos... Essa é uma das principais razões pela qual eu sinto tanta falta dessa rede social!
ResponderExcluirHoje, temos o facebook que é E X T R E M A M E N T E limitado com relação a isso, no máximo escrever uma descrição curtíssima sobre você, colocar uma capa e uma foto no perfil. JUST THIS. Não vou ser hipócrita em dizer que não gosto da plataforma, até porquê é a rede que mais uso, mas não posso deixar de sentir falta de poder transformar aquilo também no meu cantinho.
Espero que blogosfera demore muito tempo ainda pra morrer de vez, pois muita gente ainda não desistiu totalmente desse mundo justamente por causa da liberdade! Que ventos novos nos traga mais prazeres nessa internet da vida! ♥
É tão mais fácil quando a gente se diverte né kkk
ResponderExcluirQuando comecei queria falar de tudo, mas descobri que nem sempre eu queria sentar e escrever. Depois eu descobri que as vezes ajuda a esquecer kkkk Acho que os blogs só mostram um pouco das nossas personalidades, o meu é uma bagunça por exemplo kkk E nos últimos anos eu acabei optando por algo beeeem mais pessoal, e não quero abandonar ele por que sinto que é algo totalmente meu e mil vezes melhor que qualquer outra rede social. Gosto do instagram, mas ele não é igual aqui, sabe.
Por mais louco que seja, não acho que os blogs vão morrer assim tão rápido, afinal, sobrevivemos aos vlogs XD
Beijos Moh ❤❤❤