
Se nem o Rei das Abóboras aguenta todos os anos fazer Halloween, quem somos nós para julgá-lo, né? Do Halloween, vamos cair na época mais felizinha, com musiquinha cafona, com luzinhas e mesa enfeitada: o Natal!
Embora eu não tenha tanto saco assim pra enfeitar a casa, eu sempre faço alguma coisinha pra não deixar a magia natalina morrer. E essa "coisinha" envolve... COMIDA, é claro! 8D
Natal não é nada sem uma mesa com comida, né?
"AH MONICA, MAS NÃO SOU BOM/BOA NA COZINHA"
Não temam, jovens! Don't panic! \o/
Sendo franca, também não sou nenhuma habilidosa na cozinha. Sei fazer uma coisa ou outra, pelo menos pra não morrer de fome. Sei que essa postagem parece estar um pouco adiantada, mas nem! Quando piscarmos vai ser Natal, podem acreditar. Como o Together gosta de despertar nosso chef interior, estou trazendo aqui algumas receitinhas que vão ser sucesso! *cof cof cof ou não*
Então, vamos a mais uma blogagem coletiva especial com receitinhas natalinas, adaptadas por mim! Algumas eu já tinha visto em inúmeros sites e canais culinários, porém a intenção aqui não é pra copiar e colar e pronto (porque senão eu indicaria, né? HSUAHUAHSUA).
Enfim. Sigam-me os bons!
Crianças boas ganham presente e as más, carvão!

Patê de Atum
Ás vezes seus convidados chegam cedo, mas não há nada pronto. Deixar todo mundo com fome é mancada, ainda mais no Natal. Então... Justo uma receita prática? SIM! Nem que seja pra enganar a fome (e eu como isso em qualquer época do ano, porque sou a louca do atum).
Ingredientes mágicos:
• Um pote de maionese (qualquer marca)
• Uma lata de atum, de preferência já ralado. Se não tiver, pode ser o sólido (tipo Gomes da Costa juro que não é propaganda)
• Um maço de cebolinha (se for fresca ou recém comprada no mercado, melhor)
• Tomatinhos cereja (não sou fã, mas né, Natal, cores do Natal -q)
• Pão sem casca ou torradinhas
Como faz?
Seguinte, gnomos! Pegue um pote, vasilha, qualquer coisa pra fazer mistura (limpo, PELO AMOR DE PAPAI NOEL, FAZ O FAVOR) e coloque TODA maionese ali. Raspe o que sobrou com uma colher.
Lave a lata do atum e abra com cuidado. Se tiver aquele óleo, jogue no lixo orgânico.
Despeje todo o conteúdo em cima da maionese e, em seguida, misture tudo muito bem. Caso o atum for o sólido (e não ralado), vai amassando com um garfinho (ou colher) e despedaçando.
Se achar que tem mais maionese do que atum, abra outra lata de atum e vai colocando até que fique uma consistência pastosa. Reserve.
Pique as cebolinhas e os tomatinhos, quanto mais fino, melhor (não exagere, lógico). Antes de servir, pegue seu pão ou torradinhas e vai passando uma poção generosa de patê em todas. Feito isso, pique a cebolinha e os tomatinhos e enfeite por cima. Pronto ♥

Harusame ou Bifum (aka: Macarrão de Arroz) especial de Natal
"Poxa Monica! Não tem esse macarrão aqui onde moro!" Você pode fazer com aquele macarrão "cabelo de anjo" mesmo, a diferença desse está no tempo de cozimento e o "choque térmico". Mas por quê escolhi justo esse macarrão? Porque lembra toda vez que vou pra casa da minha avó, e como uma boa avó japonesa, não pode faltar um pedacinho do Japão na mesa (embora o macarrão, em si, seja chinês, é bem popular na terrinha do Sol Nascente). Descobri que no Brasil, chamamos de Bifum. Resolvi não colocar ingredientes "exóticos", porque sei que nem todo mundo pode ter acesso fácil, então...Que tal adaptá-la pra uma coisa natalina e geladinha (levando em conta que nosso Natal é no Verão)? Receita perfeita pra quem não pode comer muita coisa gordurosa, está de dieta ou tem alergias (pros vegetarianos ou veganos: dá pra adaptar muito bem com legumes a seu gosto ♥). Vocês podem utilizar qualquer matéria que desejarem, aqui é apenas a receitinha da vovó! uwu
Itens mágicos:
• 1 pacote de macarrão Harusame (ou "cabelo de anjo". Siga o tempo de cozimento prescrito na embalagem se for o caso)
• água gelada (não muito)
• 1 pepino japonês
• 1 cenoura
• cebolinha
• 1 colher de gengibre (normal ou torrado)
• 100g de presunto ou peito de frango
• 1/2 limão
• orégano
• azeite e/ou molho shoyu a gosto (não indico colocar shoyu caso você use o "cabelo de anjo")
Como faz?
Em uma panela, encha de água com um pouco mais da metade dela. Ferva a água até borbulhar. Coloque o macarrão e vai mexendo durante 3 minutos. Após essa etapa, apague o fogo e utilizando de um escorredor, escorra o macarrão com cuidado. Espere um minuto após escorrer e em seguida, jogue a água gelada por todo o macarrão. Reserve.
Rale a cenoura e corte o pepino em fatias finas (pode ser com ou sem casca, como preferir). Se desejar, pode ralar ambos e juntar num potinho também.
Coloque o macarrão numa vasilha de vidro, coloque o pepino, a cenoura e vá mexendo até tudo ficar bem colorido. Esprema um pouco de limão e coloque o molho shoyu (não exagere, já que o molho é bastante salgado). Misture tudo novamente. Fatie em tiras médias ou finas o presunto ou peito de franco e disponha por cima do macarrão e mexa novamente com cuidado. Finalize com gengibre, orégano e cebolinha picadinha com um pouco de azeite. Pode deixar na geladeira por pelo menos 20 minutos antes de servir!

Pudim Duo
Eu vi essa receita nesse vídeo aqui da Dani Noce (adoro as receitas dela) e resolvi escrevê-la aqui por um simples motivo: ela é bem simples! Nem pensei numa adaptação da receita em si (nem tem o porquê, vamos combinar!), mas resolvi pensar numa decoração fofinha pra não deixá-la tão simples assim... Afinal, é Natal!
Itens mágicos:
[Primeira parte]
• forma para pudim
• 500g de creme de leite
• 1 lata de leite condensado
• gelatina incolor em pó
[Segunda parte]
• 400g de creme de leite
• Nutella ou Creme de Avelã de qualquer marca
• gelatina incolor em pó
[Decoração]
• calda de chocolate (pode ser a de sorvete)
• confete colorido de estrelinha ou estilo M&M (pode ser os dois, why not? 8D)
• morangos ou framboesas
Como faz?
"Ain Monica, parece complicado". Não temam! O segredo é bater bem pra deixar o pudim com uma consistência boa (e o tempo de geladeira, claro), acreditem na magia do Natal e dos duendes e vai!
Primeiramente: bata 500g creme de leite junto a 1 lata de leite condensado numa vasilha e misture muito bem tudo isso. Reserve.
Em uma leiteira (ou uma panela pequena), coloque 1 colher de sopa de gelatina incolor e 5 colheres de sopa de água! Vai misturando até dissolver tudo muito bem (não é pra deixar ferver a ponto de borbulhar, hein?). Terminando essa etapa, coloque aos poucos essa gelatina na vasilha onde você misturou o creme de leite e o leite condensado e misture muito bem novamente. Coloque a mistura na forma de pudim. A maioria das formas de pudim são bem altas, então a mistura dá certinho, mas se não, deixe o espaço de pelo menos uns 2 ou 3 dedos. Coloque na geladeira e partiu segunda mistura!
Em uma panelinha, coloque 400g de creme de leite e uma xícara (ou o pote) de Nutella. Vá pro fogão e em fogo médio, vai mexendo até dissolver bem! Pegue um potinho (de vidro ou que resista ao calor), coloque um pouco da mistura dentro dele e acrescente uma colher de gelatina incolor. Misture muito bem e coloque novamente dentro da panela. Misture novamente tudo muito bem.
Retire o pudim anterior que já estava gelando, com cuidado, coloque essa mistura complementando o pudim e leve pra geladeira novamente por 4 horas.
Deixado as 4 horas, desinforme com cuidado. Passe uma faca em volta da forma e coloque o pudim cuidadosamente num prato bem bonito! A parte da decoração, fica por conta da sua imaginação! Pense que essa época é mágica e vá jogando a calda e os enfeitinhos pelo prato, dentro do pudim ou em volta dele. Os morangos ou framboesas e a calda de chocolate vão dar um sabor a mais pro pudim ficar mais especial ♥

Espero que tenham gostado das receitinhas! São simples, mas são de coração! Espero também que aproveitem o Natal, não importa se é sozinho/a, com amigos ou familiares que a gente ama. O que importa é passar esse tempo juntos!
Me despeço por aqui, mas ainda pode rolar uns posts de fim de ano, hein?
Um beijo e um pão de queijo!
Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva do Together,
um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, clique no selo.
um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, clique no selo.
Ola Moh!
ResponderExcluirDos da lista manjo mais do pate kkk poxa, compro o pate no mercado e jogo "nos" pão
Rápido e pratico ;)
Bejus!
+Emy-Lee Cosplay+
Monnie! <3
ResponderExcluirAMEI ESSAS RECEITAS! A do patê eu já conhecia (embora eu coloque bem menos maionese, só algumas colheres), mas achei genial fazer a decoração natalina! Fiquei apaixonada pela receita desse macarrão e pretendo testar em breve. Acho que os ingredientes vão bem com qualquer outro tipo de macarrão, embora talvez o gosto ou cara mudem.
Agora, esse pudim... PELO AMOR DE ODIN! ESTOU APAIXONADA! Acho que senão rolar graninha pra Nutella, tá pra fazer com chocolate também, então achei as receitas todas bem fáceis e práticas inclusive porque os ingredientes podem ser substituídos <3 Amei essas dicas e já tô anotando!
Beijinhos Monnie, e obrigada por participar da blogagem ç_ç juro que pensei que ninguém ia participar! *cries*
Oi, Moh o/
ResponderExcluirO Patê de atum eu conheço! Meu amigo durante a infância junto com pão -q. Mas eu nunca tinha visto isso de decorar com tomate e cebolinha, fica com cara de natal mesmo desse jeito!
O Harusame.... eu tenho problemas com Harusame. Na minha casa (vovó japonesa também) sempre tem Harusame na mesa e eu NUNCA consigo comer. Eu sempre fico tentada a comer, pq o macarrão é lindo (pelo menos na minha opinião é), mas na hora que eu coloco na boca é tipo "aaaaaaaaaaaaaggggg". Deve ser o limão, ou o vinagre (minha avó adora colocar vinagre).
E esse pudim duo parece tudo de bom! Fiquei com água na boca só de ler a receita. Vou guardá-la para testar em algum momento è_e~
Bom, agora vou-me. Até mais~
[ devaneio ]
Oie Moh!
ResponderExcluirEita que coisa delicia!
E confesso que sua receita parece mais difícil do que outras pessoas! Sabe, amo Bifun estou necessitando fazer isso, acho que vou seguir sua receita pois parece complicada, mas acho que é simples de fazer xD
Kiss