05/09/2017

Chega uma hora que a gente se habitua com apps e tecnologias novas

Eu amo tecnologia e inovações. Isso não é novidade alguma. Gosto de coisas que facilitem a minha vida no mundo virtual porque, afinal, acabamos dividindo nossas vidas com nossos aparelhos tecnológicos. Sem contar com os inúmeros apps que acabamos baixando nos stores da vida, afim de querer testar tudo.

No entanto, têm coisas que, sinceramente, ao invés de eu mesma facilitar pra mim, acabo complicando.

Por exemplo: não gosto do Facebook (não como antes), apesar que tenho o meu desde 2009. Não me levem a mal, ele é ótimo! O único porém é que minha timeline tá bem inundada de postagens egocêntricas e cheias de ideologias pregadas de forma errada, isso quando não é postagem negativa de indireta ou fiscal do gosto alheio (me poupe!), isso me fez consumir bem menos e meus "compartilhar" alheios que antes eram frequentes (quase floods) caíram drasticamente. De vez em quando, precisava entrar pra ver o grupo da faculdade, conversar com colegas sobre um determinado assunto da faculdade... Era agonizante. Nunca tinha baixado o app do Facebook (nunca tive vontade também) e sempre entrava pelo navegador ou clicando em "ver perfil" da pessoa pelo Messenger. Eu fazia cada malabarismo... Até perceber que só perdia meu tempo. Me relutei, porém, por ventura, achei o Facebook Lite (uma versão mais leve). É mais simples que seu irmão Facebook e com menos recursos, mas é o suficiente para uma usuária como eu! Achei perfeito e me rendi à ele.
Nota: Uma dica pra vocês que não curtem o Messenger habitual, tem a versão Lite também (o único contra é se você curte mandar áudio, pois não há essa opção no momento).
Ou seja, tive que me habituar a um app novo, mas foi bem menos pior do que pensei. Continuei com minha vida normalmente, com meus joguinhos, meus editores de fotos e por aí vai. Só de vez em quando eu realmente lembrava que o app estava ali (isso quando não notificava que "fulano me marcou em um comentário").

Um ponto que me levou à fundo a escrever esse post é porque um dos apps que mais usava vai deixar de funcionar: o Groups.

Esse app facilitava tanto a minha vida! Notificava todas as atividades que ocorriam nos grupos que participava. Era uma mão na roda.
Além disso, conseguia ver o que todo mundo postava e acompanhar em primeira mão muita coisa, de fandom a coisas de emprego, com certeza um dos melhores apps que baixei.
No entanto, há alguns meses, ele estava apresentando problemas de carregamento, bugs e uma série de falhas e fazia uns dois ou três meses que não atualizava nada! Cheguei até a escrever um comentário na Play Store, mas pelo visto, geral estava reclamando dos mesmos problemas.

Eis que, o dia que mais temi chegou irmãs/ãos... Quando vi essa mensagem (do print ao lado), fiquei "desamparada". Ele já não aparece mais para baixar e não vai mais receber suporte, em resumo: o negócio está ocupando espaço no meu celular e tá obsoleto. A R G H!
Ainda tá dando seus últimos suspiros recebendo uma notificação ou outra (e muito breve não vai dar pra mexer em mais nada). Estou com dó de desinstalar... Tudo tem seu fim, né? ;x
Parti procurando outros apps similares. Mas tudo o que achei foram extensões pra WhatsApp e apps de mensageiros instantâneos... Nada de Grupos do Facebook. Visto que o Groups não é lá muito popular, não é de se esperar que não tenha nada mesmo. Esperança é a última que morre, hehehehe.
No fim, me rendi ao Facebook Lite (como citado no começo do post) e dá pra ver os grupos normalmente sem bug... Mas sabe quando você sente falta de um aplicativo, só pela simplicidade do mesmo? Pois é. Não sei se o Messenger chegará a esse ponto (espero que não, por mais que muitos odeiem), mas sou do time que usa só um recurso.

Não foi a primeira vez que isso aconteceu. Quando presentearam o meu primeiro smartphone (em 2014), baixei o DECOPIC para fazer umas edições fofinhas no Instagram. Foi um dos poucos apps de edição que atendeu às minhas necessidades. Passou dois anos e tinha um aviso dizendo que não iria receber mais atualizações. No começo achei isso de boas porque dava pra usar, sempre tive aparelhos pequenos, logo, as fotos do DECOPIC ficavam super bonitinhas e tal... Até eu mudar de celular para um de tela bem maior. As imagens perderam qualidade, mesmo salvando na galeria. Fiquei bastante frustrada, até perceber que as próprias ferramentas também estavam ociosas sem nenhuma atualização.
Acabei procurando outras opções similares, até achei e gostei... Mas ainda me fez sentir saudade do antigo app, assim como o Groups me deixou saudades quando funcionava de fato.


Além do app que mais usava não funcionar mais, fico olhando cada dia essas propagandas de smartphones que só faltam fazer café e andarem sozinhas... Não me bate o interesse de comprar, mas me bate a preocupação se algum app que uso muito vai deixar de funcionar e vou ter que sair caçando substitutos à altura. Preocupações da vida moderna.

Espero que não tenha falado grego nesse post, apenas quis "desabafar" sobre uma coisa que passou pela minha cabeça! xD

Um beijo e um pão de queijo pra vocês!

2 comentários

  1. Ah, eu super entendo isso, pq eu me divertia horrores com o app do Vine e ele foi desativado e transformado em um editor - que eu nem uso - mas o app antigo ainda está instalado no meu celular - sem funcionalidade alguma. Quando começarem com o avisos de memória cheia eu terei de desinstalá-lo.
    Eu sou como vc com relação ao facebook, sério, eu entro lá apenas pra mandar recado para pessoas que eu só tenho adicionadas lá (a maioria dos meus amigos de escola, por exemplo, só usam o facebook pra tudo - pra sofrimento meu u_u) e isso apenas quando é muito necessário. Minha foto de perfil eu não troco há anos, assim como as postagens do meu perfil são apenas aquelas em que as pessoas me marcam ou livros que li (pq o skoob está vinculado), só. Como vc disse o facebook era muito legal antes, mas hoje em dia não dá pra ficar mais de cinco minutos nele...
    Enfim, muito me preocupa essa coisa de apps que deixam de receber atualizações pq nós somos meio que obrigados a adquirir coisas novas... Mas fazer o que, neah, é a vida uasuashasah

    ResponderExcluir
  2. Ah!, obsolescência programada! Nada de novo sob o Sol. As coisas não são feitas pra durar, os aplicativos idem. Perdi as contas de quantos apps bons eu tive de substituir porque ou foram atualizados e viraram grandes bostas ou simplesmente sumiram no mapa (ou não funcionam no meu telefone novo).

    O Grupos era um dos apps menos utilizados do FB, até porque o aplicativo oficial já dá um suporte muito bom ao conteúdo de grupos, com as notificações, posts e etc, ainda mais agora que dá pra vc postar nos grupos diretamente da sua timeline. Ou seja, o app do Grupos ficou meio inútil, visto que a maioria da galera usa o app oficial completo (embora eu ache que dê pra fazer isso no Lite também).

    Não que eu curta o FB ou use ele (o meu tá desativado de novo), mas é bem isso... Não duvido que em breve (ou não tão breve assim) eles desativem ou o Messenger ou o WhatsApp no Brasil. Não sei. A galera do FB é bem doida...

    Beijo <3

    ResponderExcluir