Cá estou eu arrumando meus mil e um cadernos. Todos comprados, todos vazios praticamente ou só com uns rabiscos bem "zoados" (e não é nem falsa modéstia, são só tentativas de tentar forçar alguma coisa) e algumas colagens e escritas.
Desde o final da faculdade eu não desenho com aquela mesma frequência... A verdade é que não faço um desenho grandioso, usando materiais de desenho que costumava comprar e tudo mais desde essa época. Sempre gostei de desenhar pra mim, sempre me vi desenhando... Mas sabemos como a vida é... Sabemos como as coisas funcionam nessa sociedade de merda que vivemos. Vou ser sincera: meu maior erro foi de começar a publicar desenhos na internet. Eu achando que seria legal, assim como tudo o que começo, mas no fim, minha página de desenhos no Instagram virou só mais um lugar de portfólio, um lugar só pra "ter algum contato pra network"... Não é mais uma página onde digo "caraaaaaca, olha onde meu trabalho evoluiu" e coisas assim. Só virou "mais uma página", meu ânimo pra desenhar infelizmente se encontra na UTI respirando com a ajuda de aparelhos.
Sei que parece papo de velha, mas realmente nesse ponto sinto falta das coisas serem mais simples e genuinamente autenticas. É foda.
conheço essa sensação, essa impotência... ultimamente venho me sentindo tão cansada e com saudade de quem eu era, do que eu fazia, do que eu praticava.
ResponderExcluirdesejo que tenha sucesso na sua busca por novos hobbies!
gosta de costurar? aprender ponto cruz me ajudou bastante a recuperar uma certa paciência... você precisa de concentração para se conectar ao bordado mas no fim, é muito gratificante.
fico feliz que tenha encontrado alguém que ainda posta neste lugar remoto e além de perceber que não estou sozinha, não sinto o mesmo peso da sociedade sozinha. obrigada pelo seu texto.
bjs
Oiee Moh!
ResponderExcluirUltimamente percebi que está difícil para todo mundo manter a rotina, até dos seus hobbies não acha? Tipo, vc meio que querendo colocar "Desenhar" na sua rotina, e a coisa dura apenas 3 dias ou apenas 1 dia para nunca mais voltar a desenhar.
Parece que quanto nos envelhecemos, queremos mais a vida prática, queremos o resultado pra ontem, como queria ser aquela artista que consegue criar a arte feita instantaneamente, mas como cada um tem seu ritmo, acho melhor é realmente fazer as coisas que sinta bem na hora que vc quer, sem combinar nada. Ultimamente estou passeando em lugares sem rumo, sem planejamento, que isso ta me fazendo tão bem. Então talvez as estampas que vc criam (que são muito lindas) talvez tem hora certa a ser criada, pode ser que depois que vc se recuperar da situação atual.
Fique bem Moh!
Kiss
Tsuki no Shita
Você descreveu exatamente como me sinto. Também tenho uma série de cadernos em branco, alguns que rascunhei algumas ideias de textos nas primeiras páginas, mas que não saíram disso. Quando pego esses cadernos, sinto até vergonha de mim mesma. Geralmente arranco as folhas e finjo que não aconteceu. Queria muito ser inebriada pelo sentimento de produzir arte, de me expressar, colocar minha visão de mundo no mundo e provocar reflexões... Mas essas ideias me parecem grandiosas e fantasiosas demais. E, afinal, para que tentar quando o algoritmo vai dar preferência para todos os conteúdos e tudo o que produzi vai ficar esqueci no canto das 0 visualizações? Acho que esses sentimentos fazem parte do processo de querer ser artista nessa sociedade de merda, como você colocou. É um eterno se questionar, tentar se encaixar, engolir o desânimo e seguir em frente. Espero que você consiga continuar produzindo arte, mesmo nesse mundo doente ♥
ResponderExcluir