06/11/2022

Skincare, make e beleza: o que ficou na "pós-pandemia"?

Olá, pessoas! Tudo bem bom?

Pois é, quem diria que depois de um longo tempo voltei pra escrever um post fresquinho pra vocês. Vejam bem né, minhas prioridades mudaram e, como disse antes mil vezes mas disse, infelizmente o blog não é mais minha prioridade (inclusive vi que tem comentários de gente que nunca sequer visitei de volta, por serem visitantes novos, peço mil desculpas de verdade). O fato de algumas pessoas que eu sigo não escreverem mais com tanta frequência também colaborou pra que eu não entrasse aqui com a mesma frequência de antes, então, seguimos por aqui quando pudermos e quando quisermos LUL

Bom, tenho saído um pouco mais pros lugares e tenho percebido que já caiu por terra a obrigação de andar de máscara pra cima e pra baixo, mas em alguns lugares prefiro utilizar ainda. Tenho aproveitado muito colocar minhas habilidades de maquiagem e autocuidado que adquiri durante esse período chato (nem tudo nessa vida são flores, não?); desde minhas últimas postagens sobre beleza (aqui e aqui) adquiri muitos produtos voltados para isso (tenho estado a procura de profissionais para cuidar da pele e do cabelo também [mais específico: dermato e tricologista] então, se forem de SP, de confiança e puderem me indicar, estamos aí)!
Enfim, durante um tempo comprei e testei muitos produtos. Me senti na época de ler aqueles blogs de beleza com resenha e quando eu comprava produtos pra postar no Poupée Girl (saudoso jogo de dressup que amava). A diferença é que agora eu testo "uma coisa de cada vez até acabar" (pois na época do Poupée eu comprava coisas pra ter o que postar e nem sempre eu usava, olha que bobagem HAUSHAUSHAUHSUHSA) ou compro algo de acordo com as minhas necessidades. Minha intenção com esse post não é mostrar produto (embora vão ter algumas fotos e algumas menções), não é fazer jabá, não é incentivar o uso de alguma forma (pois cada um é cada um) e sim falar um pouco do meu processo de como foi voltar a me cuidar num geral e como minha percepção como consumidora de beleza mudou muito de dois anos pra cá.


Minha relação com a maquiagem é de idas e vindas, mas de uns tempos pra cá ela veio pra ficar novamente. O que era apenas uma brincadeira de maquiar por maquiar, hoje virou praticamente um momento de relaxar ou de simplesmente "me sentir melhor comigo mesma". Isso veio atrelado ao processo de começar a fazer uma rotina simples, mas completa, de skincare. Não me levem a mal, mas eu entro em pânico naqueles processos exorbitantes em vídeos, como do reels e tiktok, porque sempre penso "ok, o processo é importante, mas não precisamos chegar a esse ponto" e que às vezes o menos é mais.


Retornar às lojas (sejam elas físicas ou virtuais) me trouxe um grande susto: a quantidade de marcas e produtos. Diferente de quando eu era mais nova, comprava quase tudo sem nem ao menos me preocupar se o que estou colocando em meu rosto vai me dar alergia ou não. Hoje em dia eu paro e penso se vale realmente a pena eu investir, porque convenhamos: coisas relacionadas à beleza são MUITO caras! Embora tenham coisas de qualidade acessíveis, não é todo mundo que pode comprar sempre essas coisas (principalmente coisas para a pele, que são coisas que usamos a longo prazo). Durante os dois anos de pandemia, percebi que minha pele deu uma melhorada e sei que posso ir mais além: comecei a me cuidar internamente com uma alimentação balanceada e beber bastante água; notei uma melhora significativa, além do uso do protetor solar (usem!). Além da melhora, percebi que minha autoestima está bem melhor comparado a anos atrás. Lógico que nem todos os dias são bons e a insegurança sempre bate... Mas às vezes só o fato de eu passar um rímel ou um delineador já me deixa comfy ♥

Da mesma forma que desenho é um processo, maquiagem e rotina de skincare também é um processo. Não sou lá uma pessoa muito paciente, isso choca um total de zero pessoas, mas sempre tento me educar que tudo é um processo e que vão ter sim coisas que vão me decepcionar e me alegrar. Várias vezes comprei produtos que no começo foi de um jeito e no fim não era bem como eu pensava (mesmo lendo mil resenhas), uns erros no percurso, acertos e acertos de primeira, mudanças de percurso, indicações... Hoje sinto que minha pele e autoestima são outras e quero ir mais além, com certeza!

Nunca fui um pessoa com autoestima e tem sido um grande processo que, aos poucos, fui me sentindo bem comigo mesma com e sem maquiagem, com e sem skincare.


Essa foto acima foi quando comecei, aos poucos, a voltar a comprar. Algumas coisas, como essa amostrinha de demaquilante da O Boticário e esse pincel de cabo dourado da Macrilan, eu ganhei. O resto fui comprando aos poucos quando saía pra ir pro centro da cidade ou resolver meus BO da autoescola perto de casa (ao lado tem uma perfumaria). Obviamente tenho mais coisas atualmente, mas tenho comprado aos poucos e não tudo de uma vez. Até porque eu testo tudo, como uma blogueira deve fazer RISOS, vejo o que gostei ou não e aí penso se faço a compra novamente ou não e eleger meus favoritos e/ou que funcionam pra mim naquele momento.

Meus produtos de Skincare não foram fotografados por pura preguiça mesmo heuheuheuheue (e muitos adquiri bem recentemente, sem muito teste de uso ainda), mas além dos produtos como protetor solar (uso bastante Neutrogena, Nivea e Bioré), sabonete para limpeza facial e hidratante, invisto em alguns acessórios como escova facial dupla (comprei a minha na Miniso, mas vocês encontram facilmente na Shopee, Shein e até farmácias e perfumarias de bairro) e esponjas para o rosto (comprei numa lojinha de bairro bem em conta, por 10 dinheiros. NÃO recomendo comprar dessas grandes marcas porque, tbh, é a mesmíssima coisa pelo dobro/triplo/quádruplo do preço). Não são acessórios suuuuuuuuuuuper necessários, mas esses eu acredito que sejam legais de ter para agilizar e você não desperdiçar produtos. Uso bastante alguns produtos da Dermachem (o famoso bom, bonito e barato ♥) e muitos deles tem uma textura em gel. TODA SANTA VEZ deslizada e caia na pia, então, me sugeriram usar essas escovas e esponjas de silicone... Deu muito certo e hoje sou uma grande adepta! Aquelas mil parafernalhas que aparecem nos meus ads do Instagram, rolinhos, pedrinhas e afins, não consigo tankar. Acho muito desperdício de dinheiro sendo que dá pra fazer muita coisa com as mãos (inclusive, faço muita massagem facial, que aprendi com Tassio Santos e Vanessa Rozan), sem contar que não tenho espaço pra essas coisas e não conseguiria preservar tudo isso (coisa que muita gente esquece: a higienização desses acessórios e deixá-los em um local com bastante circulação de ar é tão importante quanto).
Nesse período de um ano e poucos de skincare, estragando uma escovinha de cerdas de nylon porque eu não sabia manusear (e no fim das contas não compensa muito porque tem a mesma lógica da escova de dentes e se você não tem cuidado, você esfola sua pele LOL) e usando uma Vitamina C de 10 conto que, além de uma textura ruim, tem um cheiro péssimo (olha que usei até o fim pra falar mal mesmo) e tentando entender o que minha pele se adequa ou não... Acho que estou conseguido encontrar meu caminho. Ainda não acertei 100% e acredito que nunca vou porque o mercado de beleza cada vez que eu pisco, já surgem 500 marcas e mil funções diferentes e mil e uma necessidades que vão aparecendo porque a vida dá uma rasteira na gente e vai fazer a gente querer comprar e/ou achar que precisa sendo que não precisa -q


Por fim... Minha última aquisição de beleza foi um espelho que comprei na Daiso. Se chama Brightening Mirror (é uma linha de espelhos da Daiso pelo visto), é formato redondo e ele tem uma luz de LED. Tem no formato retângulo e tem um que é retângulo mas com luzes estilo camarim (esse aqui). Confesso que esse item em específico foi mais um "luxo" do que uma necessidade de fato. Porque antes eu usava um espelhinho bem pequeno (desses de bolsa, ele aparece na primeira foto do post) pra fazer a maquiagem dos olhos e passar corretivo e ajustar detalhes... Porém, não era lá muito prático e sou chata com detalhes (principalmente com delineador hauehuaheuahuea). Comprar um espelho assim me ajudou muito! Ele não é enorme, mas não é minúsculo, e escolhi o formato redondo por gosto pessoal, embora ele não tenha um tamanho tão "grande" como o retangular, é o suficiente. Consigo segurar tranquilamente pela base de apoio que tem.

Acho cômico que espelho era uma coisa que eu evitava olhar muito (e é o que mais tem aqui em casa), justamente por ver muitos aspectos que eu odeio em questão estética... Mas aos poucos a gente tem se dado melhor. Acredito que devido ao isolamento social e aos hábitos como lavar o rosto e escovar os dentes era inevitável não olhar sempre pro rosto. Um dia de cada vez, mesmo na "pós-pandemia".

 

Por hoje, finalizo esse post. Apesar de ter uma vibe blogueira, lifestyle e afins, tentei puxar pra um lado mais pessoal porque essa rotina de cuidados passou a ser presente na minha vida. Achei que valia a pena compartilhar de alguma forma.

Um beijo, um pão de queijo e até breve! ♥

Nenhum comentário

Postar um comentário