31/08/2021

Ex-diário e (outras) quinquilharias de papel


Os pensamentos começaram a rondar minha mente quando achei esses dois cadernos. Ambos pautados (sim, essa parte é importante), com algumas anotações antigas de quando comecei a estudar por conta algumas coisas, alguns pensamentos, alguma informação que eventualmente iria usar (spoiler: nunca usei), enfim.

Olhando no sentido "estético" da coisa, o caderno vermelho ainda gosto por causa da personagem que coloquei nesse para cobrir uma marca (meu pai ganhou e ele falou que não ia usar e me deu) e o caderno lotado de adesivos e "fofinho" não me via mais ali. Lembro de quando o comprei: numa feirinha que estava tendo na minha escola. Toda festa sempre tinha uma feirinha de gente que vendia de tudo e eu era bem consumista e não poderia sair sem comprar alguma coisinha. Esse caderno tem um "prendedor de papel" e comprei justamente porque ele era meio diferentão. Já foi meu diário, já foi um amontoadinho de lembranças de tickets e quinquilharias de papel e plástico. Mas depois de uns anos, passou a ser um mero caderno jogado no canto da gaveta e ainda tinha folhas nela pois foi pouco usado.

Desmontei, tirei essa capa e tirei o que tinha dentro.

Não vou mentir que doeu em mim, diferente das outras vezes que joguei fora ou passei pra frente, senti que era como se me desprendesse do meu "eu" criança. O problema é que aquilo não fazia mais sentido pra mim e só ocupava mais um espaço e poderia ser usado pra outro fim. Senti que era hora de me despedir e transformar a antiga capa em algo novo e deixei as folhas guardadas pra outro uso (mesmo que seja doar ou usar em algum momento caso precise).

Hoje, um caderno com miolo liso ou pontilhado faz muito mais sentido na minha vida. As pautas dos velhos cadernos já não me cabem mais (porém nunca descarto uma possibilidade de volta no futuro). Passo pra frente, pois alguém vai fazer um bom uso muito melhor que eu (e é mil vezes melhor que jogar fora, a natureza agradece).

As capas estão guardadas e, em breve, receberão um novo significado e utilidade (e talvez faça um post sobre)!

Adeus, velhos cadernos.
Olá, novos significados.

Um comentário

  1. aaah eu tenho vários desses cadernos, sempre anoto alguma coisa que eu juro que vou usar no futuro e a maioria nunca uso, acho que envolve um hábito mto grande (e uma memória boa) você usar cadernos e realmente voltar neles depois pra ver as anotações.

    eu entendo bem essa parte de se despedir desses escritos antigos, eu ainda guardo meus antigos diários e tenho muita dó de jogar qualquer besteirinha anotada em papel que tenha sido outra pessoa que me deu, mas chega uma hora que é muita coisa, né? mas o que resta é seguir em frente, dar um novo significado como você disse!

    espero que faça outra postagem sobre quando tiver uma nova utilidade pros cadernos!

    ResponderExcluir