14/01/2019

Feliz ano novo, feliz layout novo!

Talvez eu esteja um pouco atrasada? 

Eu sei, mas Feliz Ano Novo!

Olá, seres deste e de outros universos! Tudo bem bom?
Como passaram as festas de fim de ano? Comeram muito? Se divertiram muito? Já botaram as metas pra jogo?

Sei que há muitas perguntas logo nesse começo, mas deixar tudo para "depois do carnaval" não rola (não comigo pelo menos). Enfim. Não tenho lá grandes novidades, só sei que passei meu ano novo me enchendo de comidinhas. Atentem-se pro detalhe que não consigo comer muito, já me conformei que é da minha natureza, mas insisto em encher a pança de alguma forma, principalmente com coxinha e bolo :B
Dezembro foi um mês bem diferente pra mim, sei lá dizer o porque... Acho que de todos os anos nas quais passei, esse foi o ano que mais fiquei "caraca, que coisa... Já acabou o ano". Quando os fogos subiram ao céu, senti uma mistura de alívio com "o que posso fazer de novo?". São muitas questões, muitas dúvidas do futuro que virá...

Essa primeira semana estava jogando emails fora quando vi uma mensagem que não tinha aberto ainda. Lembro que me cadastrei num desses mailings de um site sobre "morar sozinha" (é esse aqui, indico muito) e me intriguei com a pergunta no corpo da mensagem: "qual o tema para seu ano?". Fiquei com aquela cara de "what?!" em primeiro momento, porém, lendo por completo acabou fazendo muito sentido e nunca tinha visto as metas com essa perspectiva. Na verdade, se pensarmos bem, metas a gente faz o ano todo e grande parte delas são coisas "pequenas" (entre muitas aspas, ok?), como estudar um idioma, viajar para algum lugar, fazer um curso, etc. O "problema" é que na hype todo mundo fica feliz e quer planejar... Botar em prática é sempre a parte mais complicada e no fim, acabamos empurrando com a barriga ou deixando pro próximo ano. Na pior das hipóteses, desistimos. Foi o que me aconteceu nos últimos 7 anos, sem exagero. Desisti de muita coisa por simplesmente não me focar no que eu realmente queria. Acabava "embarcando" na onda dos outros e no fim, mesmo que conseguisse alguma coisa, não me sentia bem e muito menos realizada. Isso me desencadeou um isolamento (até fico impressionada como não caminhou pra uma depressão ou destruição da minha mente) total. Ainda saía com os mesmos amigos, mas acabei me distanciando de outros (amigos da internet, por exemplo) que amo muito com receio de parecer uma "impostora" ou uma "Maria vai com as outras". Aos poucos pretendo falar um pouco mais abertamente sobre isso, mas já posso considerar uma vitória reconhecer que eu mesma deveria parar de absorver essas coisas e que tá tudo bem não ser daquele jeito e ser de outro, contato que não atrapalhe os outros, justo!

Resolvi tentar fazer as metas dessa forma e o tema que escolhi para esse ano é: DETERMINAÇÃO.
Tentar recuperar o "tempo perdido" e me dedicar mais ao que de fato me faz feliz de verdade. Dar um basta no que não faz sentido pra minha vida e erguer as mangas e vaaaaaaaaaaaaaai!!!!
Confesso que comecei bem e depois acabou rolando uma preguiça... Mas estou me esforçando pra me colocar na linha e realmente ser um ótimo ano (por conta disso, acabo escrevendo aqui justamente para não me esquecer disso).

Espero que estejam cumprindo suas metas tanto quanto eu. Temos o ano todo pela frente.
Obviamente, acho que não preciso dizer que... Ano novo? LAYOUT NOVO! YAY!

Como sabem (ou não), já não tenho tanto pique pra fazer layout sempre, mudar a cada mês etc e tal. De uns anos pra cá comecei a fazer uns temas mais "neutros", digo, no sentido que vou ficar com eles por mais tempo sem enjoar fácil. Esse ano decidi um formato diferente. Em todas as minhas jornadas pela blogosfera nunca tinha feito um layout com as colunas jogadas pro lado ou uma coluna mais pra cima e outra pra baixo. Sempre era o tradicional header com duas ou três colunas abaixo dele. Bem comum de template antigo, bem padrão. Aqui no Blogger sempre modifiquei um layout simples pra algo bem mais a minha cara, até porque os códigos mudam com o passar do tempo e acabam ficando obsoletos; por isso resolvi aprender as coisas mais usadas (como CSS, plano de fundo, etc via HTML) e modificar o simples pra algo personalizado. Sabia de codes da minha época de BOL/UOL Blog (aka: zip.net) mas elas não funcionam por aqui, então... MUITA COISA É NA GARRA MEXMO'!

Resolvi tentar fazer algo com as colunas pro lado, como nesse exemplo e (principalmente) nesse aqui. Tinha encontrado essas referências bem ao acaso nas minhas pastas de favoritos do Mozilla. Não me recordo ao certo o porque as guardei, mas acendeu uma chama no interior e pensei "why not?". Foi por causa disso que resolvi tentar fazer esse lance de jogar tudo pro ladinho, fazer design mais simples (tá, não ficou tão simples assim, relevemos) pra não brigar com as postagens e... Usar verde! Sou do time que usa temas escuros ou acinzentados, resolvi escolher essa cor mais de grama (?) e pro tema escolhi Boku no Hero Academia. A ideia inicial era colocar o Shouto... Mas o Midoriya seria uma opção mais certeira (não só por causa da cor), até pra combinar com o feeling do meu ano que é me dedicar com clareza a meus projetos pessoais e meus objetivos (e é um dos meus personagens preferidos tho).

Assim como 99% dos meus layouts, nem tudo saiu como planejado e tive que dar muitos pulos até alcançar um resultado satisfatório (ou, no mínimo, decente), principalmente nos títulos da sidebar que não ficavam certos de jeito nenhum. Tive que caçar alguma base e adaptar (e mesmo assim rolou gambiarra por causa da fonte, oh gzuis'). Como sempre, tenho problema com fonte. Nunca sei quando tá bom e mudo mil vezes, HASUHSAUHSAUHSAUH, e como as fontes que costumo usar pra título são bem "fortes", achei que um Arial seria o suficiente para o corpo. Não sei se acertei, mas achei a leitura agradável.
O "topo da imagem" eu simplesmente fui jogando uns elementos. Por incrível que pareça queria fazer algo com esse vetor de Sakura (o layout que usei de inspiração tinha flores também, taaaaaaalvez isso tenha me influenciado duas vezes?), então lembrei de algumas inspirações de themes do Tumblr e segui essa linha com o que lembrava. A única coisa chata foi ter que arrumar umas cinco vezes a render do Midoriya porque ficava enorme ou cortava alguma parte dele. Enfim, cá estamos!
O problema dessas colunas mais jogados pro lado é que a área das postagens tinha que ser pequena e... Bem, detesto áreas muito pequenas porque me dá estranheza, então deixei menos grande possível.
Aquele lance: gambiarra a gente aceita, só não aceitamos a derrota. Como monitor é algo que muda de pessoa pra pessoa não sei como está a imagem por aí e muito menos as cores. Fico com receio de estourar demais e ficar algo cegante ou que não dá ver um A de nenhuma postagem ou a imagem ficar toda zoada e amontoada. Se por ventura ficar com algum dos exemplos citados ou aparecer bugs, me avisem por favor! Agradeço o feedback.

Acho que é só por enquanto. Espero que todos vocês tenham um ótimo ano! Sei que o mundo não tá a melhor coisa atualmente, mas seguimos e não deixemos de viver o hoje.

É isso.
Um beijo e um pão de queijo, cambada! ♥

2 comentários

  1. Hello Moh!!

    Primeiro de tudo: Levei um choque de verde quando entrei no blog. Eu não sei pq, mais eu tenho um probleminha com a cor verde. Ela faz meus olhos doerem e me dá enxaqueca ( sou estranha, não ligue para isso) seu layout está lindo! Acho que um pouco mais diferente do que eu vi nos outros, mas acho que e essa a ideia que vc quer passar. Mudar e sempre bom.

    E cara, que bom que você conseguiu ver o que estava te fazendo mal e deu a volta por cima. Tem pessoas que não conseguem isso e se afundam. Então, estou orgulhosa de você 😊

    Agora vamos seguir firme e forte nessas metas, o importante é nunca desanimar. Um Feliz 2019 pra você!

    Bjinhos 😘

    My Universo Otaku

    ResponderExcluir
  2. Oi Monnie <3
    MENINA NÓS TROCAMOS DE LAYOUT NO MESMO DIA! Eu tava fazendo o meu, entrei no seu blog e PÁ, NOSSA! Mas não consegui terminar a tempo de postar, então fiquei pra um dia depois, HUAHUSAHUSHUASH!

    Eu vou falar das minhas metas no blog, mais tarde, mas eu tenho conseguido cumprir o que me propus relativamente bem nos últimos... 4 ou 5 anos? Acho que o segredo é se desafiar na medida do possível, colocar-se metas factíveis e coisas que você pode cumprir, ou que tenham algum propósito. Pra que aprender um novo idioma se vc não vai usar pra nada? Acho que é nesse sentido - se você for viajar pra itália, contudo, talvez se incentive mais a aprender italiano? Algo assim, HAHAHAH!

    Falando do layout, eu adorei essa mudada que você deu. Me surpreendi com a disposição das coisas, com as cores - a imagem do topo ficou LINDA, adorei esse efeito de luzes! Eu adoro quando você muda de layout, awn <3 E eu também ando tentando sair da zona de conforto com os códigos, tem TANTA COISA BACANA hoje em dia né? Facilita muito a vida pra fazer os layouts ficarem bonitos, na nossa época era tudo a base de b, i e u, poxa. HAHAHAHAHAH!

    Desculpa a demora em vir elogiar essa lindeza, eu queria ler seu post com calma e comentar decentemente.

    Por fim, eu entendo essa coisa do se isolar. Eu não tenho socializado muito bem, só respondo quando alguém me manda algo e tenho me afastado de muitas pessoas. Acho que são fases né? No meu caso teve muito a ver com a quantidade de gente que me falou coisas absurdas quando meu pai morreu, e aí eu me afastei muito de pessoas em geral pra evitar desconfortos, hahaha! Mas aí a rotina começou a me sugar e, quando me dei conta, não tava mantendo contato com ngm @_@ segue aí um desafio pra nós duas em 2019 -qqq

    Enfim, fico por aqui. Beijinhos Monnie!

    ResponderExcluir