22/08/2017

"Moda" não é bancar a blogueira ou ser só estilista

Quando se escolhe "Moda" como curso, você aprende muito mais do que ser apenas uma superfície de roupas, cabelo e uma maquiagem bem elaborada. Aprende que Moda, acima de tudo, não é somente SPFW! Não é somente glamour! Na verdade, o glamour é fachada. É um leque de opções além de ser estilista ou aprender a costurar. É trabalho dobrado pra se destacar, é suar literalmente a camisa, borrar a maquiagem de chorar, torcer pro público alvo entender seu conceito e não cair na mesmice, se estressar quando vem aquele(a) cara de pau pegar toda sua ideia e ainda ganhar os méritos.

Não adianta ser super bem vestido(a) por fora e ser uma pessoa podre, péssima, que acha que é "super tendência" xingar o look alheio e não ter empatia por dentro. Não adianta nada saber o nome de um zilhão de estilistas, quais coleções fez, que tipo de peças gosta, se não sabe extrair a essência de cada um e o que pode aprender (ou não) com eles. Não adianta você bancar o(a) blogueiro(a) ou influenciador que consegue entrada pra desfile, se tudo o que você expressa é superficial, que não acrescenta em nada, finge que sabe, que é óbvio que tá na moda porque... Está na moda. Se você quer ser diferente, por quê está vestindo a mesma roupa da vilã da novela ou implorando o batom aquela youtuber está usando no vídeo dela? Você realmente curte? É a sua vibe? Se sim, se joga e não liga se isso "passar de moda/estação" ou "nossa! Você ainda usa isso?". Se você se identifica e gosta daquilo... SÓ VAI! SÓ VAI! Ah! E não tem nenhum problema se passar anos e anos e você já não gostar mais daquilo. Pessoas se transformam por dentro, a mentalidade muda e seu estilo também. Não tem problema. Mesmo. Lembre-se: Moda é de dentro pra fora, não o contrário.

Cuidado ao dar uma de Fashion Police! Da mesma forma que você ri do coleguinha que pintou o cabelo de rosa e fez um coque samurai, alguém pode tirar sarro a sua cara por vestir uma legging colorida com um cropped com frase motivacional e florzinhas de aquarela. Esteja pronto(a) pra ver muita coisa, do bizarro ao normal... Afinal, a sua definição de bizarro ou normal é o mesmo do seu colega?

Escolhi cursar "Moda" por pura ironia. Fico feliz de, apesar dos perrengues e choros, ter trilhado esse caminho. Antes simplesmente a detestava por puro preconceito... Hoje não acho que moda é só vestir roupas e sair bem na foto do Facebook ou Instagram. Não é assim que funciona. A máscara uma hora cai, e todos enxergarão quem você é de verdade. Rede social é como mural de fotos: só coisas boas. Ninguém vê o que está por trás. Roupa não é máscara, é comunicação! Não adianta me vir com Louis Vuitton, achando que vai ser a solução para sua falta de caráter.
Dói muito quando descobrimos gente que tem gente que não pagaria um vale-refeição pelo nosso trabalho... Afinal, quem paga pra desenhar umas roupas, pregar um botão ou dar pitaco na roupa alheia da colega, né?

Quando comecei a estudar essa área, um universo novo se abriu e preconceitos foram quebrados e não só de roupas falamos. Falamos de sociedade, de filosofia, questionamento (pois é, questionamos mesmo), evolução do ser humano, história... O mais importante: falamos de pessoas, de personalidade, de indivíduos.

Fazemos roupas pra vender, mas não adianta nada uma roupa sem indivíduo. Adianta um vestido superficialmente bonito sem uma história por trás? Moda é de dentro pra fora... NUNCA ao contrário.

Texto escrito por alguém que, oficialmente (e finalmente), se formou na área ♥

Não leve pro lado pessoal se você não concorda com nada do que eu disse.
Tudo tem suas consequências, independente do caminho que escolher percorrer.

2 comentários

  1. Konnichiwa! Tudo bem?
    Normalmente o que as pessoas pensam de cursar "Moda" é o que tu disseste, que as pessoas estão muito bem vestidas, mas no final, por dentro, a personalidade é uma porcaria. Eu quando era pequena eu queria cursar moda (e ainda quero mas cá no meu país moda não dá para ganhar muito dinheiro então vou para outras áreas que também amo), e eu queria para ser diferente das outras fashionistas. Eu queria fazer a diferença entre os milhares de estilistas por tudo o mundo não só com o meu estilo mas pela maneira de ser. E então como é o curso de moda? Se não for assim tão difícil posso fazer esse curso a seguir de fazer algum que eu queira (se calhar astrofísica ou meteorologia, dessas áreas).
    Que tenhas uma boa semana! Bjs! http://ice-cream-da-leno.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Desculpa, mas mudei agora o meu link do meu blog.
      Este é o novo: https://y-ukinoyume.blogspot.pt/
      Bjs!

      Excluir